Esquerda pede para Lugo assumir as críticas feitas pelo Partido Comunista
Vários grupos de esquerda estão pedindo ao presidente Lugo para assumir as críticas feitas pelo Partido Comunista, após este ter retirado o seu apoio político ao governo. A prioridade do setor socialista é manter a unidade dentro da Frente Guasu antes das eleições gerais de 2013.
Há temor na Frente Guasu. A decisão dos comunistas de retirar o apoio político ao presidente Fernando Lugo por este não cumprir as suas promessas e “submeter-se a setores de ultra-direita” foi uma “ducha fria” no diálogo socialista. Os dirigentes temem que a posição comunista se estenda dentro da esquerda e que esta chegue dividida em 2013. A unidade será fundamental na hora de negociar espaços com potenciais aliados para as próximas eleições gerais.
Para o Partido Popular Tekojoja (PPT), presidido pelo senador Sixto Pereira, é tempo de assumir a crítica e auto-crítica e fazer avançar as mudanças que os cidadãos esperam.
“A posição do Partido Comunista em relação ao avanço das mudanças e sua visão crítica do governo deve ser um chamado para uma reflexão profunda sobre o verdadeiro significado dessa posição pela trajetória política, ética e comprometida dos comunistas. As reclamações devem merecer atenção e a capacidade de correção para aprofundar as mudanças, para cumprir os compromissos com os cidadãos. Caso contrário, caímos em uma espécie de conformismo crônico em que está tudo bem ou um pessimismo trágico, que não nos permite ver esperanças no presente e futuro “, disse o PPT em um comunicado.
O P-MAS também se manifestou nos mesmos termos. “O processo de mudanças estancou, como indicado pelo PCP. Por isso, é importante abrir o debate e ver as medidas corretivas”, disse Camilo Soares, líder do Partido Movimento ao Socialismo.
“Não mais apoiar Lugo”
Tal como os comunistas, outros partidos de esquerda também devem retirar o seu apoio ao governo de Fernando Lugo. Este foi o pedido feito ontem pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em um comunicado. “A continuidade do apoio político ao Governo, que tão flagrantemente capitula e concorda com a direita recalcitrante e fascista é insustentável”, disse o PT. Lugo não cumpriu a sua promessa de promover um “processo de mudanças” em favor do povo trabalhador, argumentou esse grupo no documento.
OuvirLer foneticamente
Dicionário – Ver dicionário detalhado