(COLÔMBIA) Chamado à solidariedade e acompanhamento internacional com a Cúpula Agrária, Campesina, Étnica e Popular
Resumen Latinoamericano / ALBA Movimientos / 08 de junho de 2016 – A Cúpula Agrária, Campesina, Étnica e Popular, espaço de unidade formado em março de 2014 a partir da confluência das principais organizações campesinas, indígenas e afrodescendentes colombianas, foi resultado da Greve Nacional Agrária, ocorrida entre julho e agosto de 2013, que deixou um saldo de 17 pessoas assassinadas, centenas de feridos e processados e que, graças à heroica resistência das comunidades agrárias, conseguiu avançar em uma mesa de negociação nacional com o governo colombiano, onde se apresentou um declaração unificada de 8 pontos com as propostas mais importantes das comunidades rurais.
Hoje, depois de 3 anos de negociações com o governo colombiano, as organizações que formam a Cúpula Agrária se cansaram das falhas e morosidade do mesmo. Por isto, se convocou uma nova jornada de mobilização nacional cuja hora zero foi em 30 de maio, às 00:00. Até o momento existem mais de 70.000 pessoas mobilizadas em mais de 60 pontos de concentração ao longo e ao largo do país.
Ainda que o governo, encabeçado pelo Ministro do Interior Juan Fernando Cristo, tenha manifestado que seriam oferecidas todas as garantias para o exercício legítimo do protesto social, a repressão não se fez esperar e até o momento, segundo os informes das diferentes organizações, se tem um saldo de três (3) companheiros indígenas assassinados – Willington Quibarecama, Gersain Cerón e Marco Aurelio Díaz –, 136 feridos, muitos deles de gravidade, entre estes uma mulher grávida que perdeu seu bebê como consequência da ação violenta do Esquadrão Móvel Antidistúrbios (ESMAD), 3 manifestantes processados e 4 detidos.
Fazemos um chamado para que acompanhem as comunidades agrárias colombianas na justa luta que vêm travando há tantos anos pelos direitos próprios e de todos os colombianos e colombianas. Solicitamos que, por favor, nos apoiem, enviando comunicados para os correios eletrônicos abaixo, exigindo o respeito ao protesto social e a não criminalização do mesmo, que sejam oferecidas garantias efetivas de proteção para aqueles que estão se mobilizando, o cessar da repressão que desde segunda-feira o ESMAD, a polícia e o exército vêm exercendo contra aqueles que estão se mobilizando.
Exigimos que o governo colombiano reinstale o quanto antes a mesa de negociação com a Cúpula Agrária, Campesina, Étnica e Popular, e se comprometa a cumprir com todos os acordos que até o momento desrespeitou.
Agradecemos seu apoio e solidariedade de sempre.
Movimento Político e Social Marcha Patriótica
NOTA: Solicitamos enviar cópia dos comunicados aos correios eletrônicos:
internacionalmarcha@gmail.com,
JUAN MANUEL SANTOS CALDERÓN
Presidente de la República
Carrera 8 No. 7 -26 Palacio de Cauca Bogotá
Fax. 5662071
Fax: (+57 1) 566.20.71
E-mail: comunicacionesvp@
LUIS CARLOS VILLEGAS
Ministro de la Defensa
Avenida El dorado con carrera 52 CAN Bogotá D.C.
siden@mindefensa.gov.co, infprotocol@mindefensa.gov.co
JUAN FERNANDO CRISTO.
Ministro del Interior
Carrera 9a. No. 14-10 – Bogotá, D.C.
e-mail: ministro@minjusticia.
PBX (+57) 444 31 00 Ext. 1820
LUIS EDUARDO MONTEALEGRE
Fiscal General de la Nación
Diagonal 22B No. 52-01 – Bogotá, D.C.
Teléfonos: 570 20 00 – 414 90 00
contacto@fiscalia.gov.co, denu
ALFONSO CAJIAO CABRERA
Defensor del Pueblo (E)
Calle 55 # 10-32, Bogotá
Fax: (+571) 640.04.91
E-mail: secretaria_privada@
defensoria@defensoria.org.co
ALEJANDRO ORDOÑEZ MALDONADO
Procurador General de la Nación
Cra. 5 No.15 – 80F Bogotá D.C.
anticorrupcion@presidencia.
OFICINA EN COLOMBIA DEL ALTO COMISIONADO DE
NACIONES UNIDAS PARA LOS DERECHOS HUMANOS
Calle 114 No. 9-45 Torre B Oficina 1101
Edificio TeleportBussines Park – Bogotá, Colombia
Teléfono PBX (57-1) 629 3636 (57-1) 629 3636 Fax (57-1) 629 3637
E-mail: oacnudh@hchr.org.co
Equipo de Relações Internacionais
Movimento Político e Social Marcha Patriótica
Fonte: http://www.
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)