Uma fossa com MIL CADÁVERES na “melhor democracia latino-americana”, a da Colômbia

imagemResumen Latinoamericano/ adnagencia.info / 21 de setembro de 2016 – Uma delegação da Europa e dos Estados Unidos, encabeçada por seis eurodeputados, certificou neste sexta-feira, após uma audiência pública na Colômbia, a existência de uma fossa comum com mil cadáveres não identificados.

Enquanto isso, Mauricio Macri e Juan Manuel Santos exaltavam “suas” democracias e o Presidente argentino condenava na imprensa estadunidense a Venezuela por ser “um desastre” para a grande democracia continental.

Segundo diferentes meios de comunicação, a delegação chegou até o cemitério para verificar o lugar onde se encontram os cadáveres. De acordo com os números da comunidade, poderiam ser uns dois mil mortos, enquanto o Governo colombiano assegura serem 450.

Da audiência pública participaram uns 800 campesinos das regiões de Guayabero, Ariari, Güéjar, Guaviare e do departamento do Caquetá, acompanhados pela numerosa delegação estrangeira, congressistas e a senadora Piedad Córdoba.

Presume-se que os corpos sejam de vítimas que os fizeram passar por subversivos caídos em combate e, de acordo com testemunhos de camponeses, trata-se de centenas de assassinatos cometidos pelo Exército da Colômbia. Por sua vez, Córdoba condenou a fossa comum. “Aqui foi onde começou de verdade a política que se conhece como falsos positivos, os assassinatos a sangue frio para reclamar recompensas, para ter promoções, para pedir férias. É algo tão vergonhoso, que ninguém explica como é que o país volta e escolhe um corpo qualquer. Uma política tão horrorosa de violação dos direitos humanos”, manifestou a senadora.

Acrescentou que “quando nós nos opomos à aprovação dos tratados de livre comércio untados de sangue, o sangue de um povo colombiano, dizemos com dignidade que a Europa não pode fazer prolongar na América e na Colômbia o que eles há muitos anos tentaram erradicar: a guerra. A guerra é um negócio, sua carta de corso é a política de segurança democrática”.

Esta fossa é a “maior da América Latina”. Tatiana Pérez indicou que os cadáveres estariam enterrados próximos de um batalhão do Exército colombiano e não se descarta que esses corpos sejam produtos dos chamados “falsos positivos”, como assinalou a eurodeputada Ana Gómez.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/09/21/una-fosa-con-mil-cadaveres-en-la-mejor-democracia-latinoamericana-la-de-colombia/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria