DIRIGENTE SINDICAL COLOMBIANA PRESA:

Rosalba Gaviria Toro é dirigente sindical colombiana e prisioneira política de consciência desde 3 de março de 2009, no cárcere feminino Villa Cristina – Armenia (Quindío)

Rosalba, 56 anos de idade, reside na cidade de Armenia desde 1998, é dirigente sindical no departamento de Quindío, reconhecida pela comunidade por sua valentia e luta na defesa dos direitos da mulher, dos trabalhadores e camponeses.

No momento de sua detenção, estava em pleno exercício de suas funções como membro da Junta Nacional da Federação Sindical Unitária Agropecuária, era também Fiscal Nacional da Associação de Mulheres pela Paz e a Defesa dos Direitos da Mulher Colombiana “ASODEMUC”, presidia a Fundação Movimento Mulher de Quindío e a Secretaria de Mulher Rural e Crianças do Sindicato de Trabalhadores Agrícolas Seccional Calarcá, filiada à Central Unitária de Trabalhadores colombiana.

Atualmente o processo penal se encontra em juízo aguardando sentença do Primeiro Juiz Penal Especializado do Circuito de Florencia (Caquetá), Humberto Polanco Artunduaga, com sede no Palácio da Justiça da cidade de Florencia (Avenida 16 No. 6-67 Oficina 411, Fax 8-4351372), a quem solicitamos que se envie cartas exigindo a liberdade de Rosalba Gaviria Toro, citando como referência o documento No. 2005-00003.00

Traduzido por Dario da Silva