PARTIDO COMUNISTA DA TURQUIA: “O GOVERNO NÃO TEM LEGITIMIDADE ALGUMA”
Os resultados do referendo, que são designados com tirania, manipulação e roubo, não têm qualquer legitimidade. Aqueles que tentam celebrar este resultado zombam do povo. Chamamos nosso povo, que não se submete, a unir-se, agir organizado e não aceitar o fato consumado.
Um poder político recebe sua legitimidade apenas com os votos mais recentes que ganha. Os resultados das eleições não são suficientes para dar a um governo poder para fazer o que bem quiser.
O regime do AKP vem impondo um inimigo público de caráter reacionário desde o seu primeiro dia, há muito tempo sem legitimidade social. Além disso, os resultados do referendo realizado em 16 de abril nada mais são do que uma confirmação dessa situação ilegítima.
A votação em 16 de abril foi cancelada e tornou-se obsoleta em termos de aprovação e rejeição de emendas constitucionais. Após este ponto, não há chance alguma de a sociedade aceitar um “sim” como resultado declarado. Independentemente da posição que cada partido irá tomar, o TKP já declara que rejeita tal resultado.
Esta eleição tem as marcas da tirania e da fraude. A decisão do Comitê Supremo de Eleições de aceitar papéis de votação não selados e envelopes como válidos não se encaixa em quaisquer conceitos legais ou imparciais. O AKP promoveu pressões, e o resultado do referendo representou uma diminuição significativa de seus votos, tendo recebido metade dos votos com a ajuda de manipulações ilimitadas e falsificações.
A capacidade de governar do partido no poder foi destruída, tendo perdido na maior parte das grandes cidades e centros nos quais manteve domínio por anos.
Sua tentativa de “celebrar a vitória”, apesar desses fatos, significa apenas uma coisa, além de zombar do nosso povo: trata-se de um apelo para o confronto. Os trabalhadores e intelectuais da Turquia, todos os cidadãos dedicados aos valores da república já acumularam energia para derrrotar os poderes reaccionários.
É inútil para o AKP confiar mais uma vez nesses poderes, para tentar sobreviver e continuar governando este país de acordo com os interesses dos inimigos dos trabalhadores, das forças capitalistas e dos monopólios.
O Partido Comunista da Turquia chama nosso povo para estar em alerta, não aceitar o fato consumado e, com esse objetivo, organizar a luta.
Comitê Central do TKP
http://www.kp.org.tr/