Estamos de pé, para não mais sufocar sob os escombros!

TKP – Partido Comunista da Turquia

Em 18 de fevereiro, um grande evento em Ancara foi realizado pelo TKP, pedindo solidariedade e luta política diante do terremoto

Na madrugada do dia 6 de fevereiro, a região sul da Turquia foi atingida por um grave terremoto, seguido de outro durante o dia, de magnitudes 7,7 e 7,6, respectivamente. O terremoto atingiu uma ampla zona de mais de 10 cidades. O Partido Comunista da Turquia iniciou seu trabalho de resgate e solidariedade imediatamente após o terremoto na região afetada e em outras partes do país, coletando materiais de ajuda e canalizando-os para os necessitados.

No sábado, 18 de fevereiro, foi realizado um grande evento no Centro Cultural Kocatepe de Ancara, com o slogan “Estamos de pé, para não mais sufocar sob os escombros!

O evento contou com a presença de militantes e amigos do TKP, além de membros do Comitê Central. O secretário-geral do TKP, Kemal Okuyan, e o dirigente do Comitê do TKP em Ankara, Ali Ufuk Arikan, falaram no evento. Uma delegação da direção do Partido Comunista da Grécia, que esteve em Ancara para uma visita de solidariedade, também esteve presente no evento. Giorgos Marinos, Membro do Bureau Político do Partido Comunista da Grécia, discursou em nome do internacionalismo proletário e da solidariedade.

“Perdemos dezenas de milhares de cidadãos, os responsáveis serão julgados!”

O dirigente do TKP de Ankara, Ali Ufuk Arikan, mencionou que o evento estava sendo realizado em dias muito desafiadores, marcados pela perda de dezenas de milhares de pessoas. “Nós nos reunimos hoje com nossa fúria e nossa vontade de defender os direitos de nosso povo, contra aqueles que declararam incentivos aos patrões dez dias após o terremoto. Nossa fúria é contra aqueles que entregam crianças desacompanhadas que perderam seus pais a seitas religiosas”, disse Arikan, agradecendo a todos que participaram das atividades solidárias.

No evento também foi exibido um documentário que retrata os esforços de resgate e solidariedade do TKP.

“Solidariedade e luta conjunta contra os exploradores e seus representantes políticos”

Segue abaixo um pequeno trecho da saudação do membro do Bureau Político do KKE, Giorgos Marinos:

“As responsabilidades do estado burguês são criminosas. Vivemos em uma área propensa a terremotos, portanto, são necessárias medidas substanciais de proteção contra o terremoto, códigos de construção sísmica modernos, edifícios duráveis, verificações regulares e intervenções estruturais. Tudo isso pode ser feito. Dispomos do conhecimento científico necessário e dos meios tecnológicos adequados. No entanto, o estado burguês e seus governos servem aos interesses e lucros de poucos, do grande capital. Eles atropelam as necessidades do povo, alocam bilhões de dólares para a corrida armamentista e as necessidades da OTAN, para a competição imperialista e para as guerras. Os povos da Turquia, Grécia e outros países pagam com suas próprias vidas esta barbárie capitalista.

Caros camaradas e amigos, a resposta do povo grego e sua solidariedade é surpreendente! O KKE e o KNE, a Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME), os sindicatos e outras organizações de massa estão na vanguarda, coletando itens essenciais e organizando doações de sangue. Grupos médicos e outros estão prontos para contribuir para o alívio das pessoas afetadas. Agradecemos imensamente os enormes esforços da equipe grega de busca e resgate e das outras equipes que ofereceram seus serviços para resgatar pessoas das ruínas dos prédios desabados.

Nestas circunstâncias difíceis, a amizade entre os povos turco e grego, e com os outros povos, está se fortalecendo; porque não há nada que divida os povos, eles compartilham interesses comuns e estão unidos pelo fato de enfrentarem os mesmos problemas e sofrimentos. A sua força reside na solidariedade e na luta conjunta contra os exploradores e os seus representantes políticos. Esta é a causa a que o TKP e o KKE têm servido com consistência. Continuaremos nesse caminho, fortalecendo a cooperação entre nossos partidos e nossos povos. Caminhamos juntos, com fé nos ideais e valores comunistas, na causa justa dos povos e em suas aspirações de viver uma vida humana melhor, com o potencial oferecido por nossa época, o século XXI”.

“Milhares de pessoas poderiam ter sido resgatadas”

A saudação de Marinos foi seguida pelo discurso do secretário-geral do TKP, Kemal Okuyan, que abriu abordando a grande dor provocada pela perda de dezenas de milhares de pessoas, incluindo membros do TKP, perda de suas memórias, casas, as quais poderiam ter sido evitadas. Okuyan apontou as precauções tomadas inadequadamente e a falta de esforços de resgate oportunos e apropriados, pelos quais milhares poderiam ter sido resgatados.

Okuyan contrastou a desavergonhada ordem social, apontada como causa primeira de todas as perdas, com a brilhante solidariedade entre os povos demonstrada desde o primeiro dia do terremoto. “É daqui que nascem as nossas esperanças”, disse Okuyan, agradecendo a todos os que fizeram parte dos esforços, às equipes de salvamento, às equipes de entrega de alimentos e ajuda, aos que se responsabilizaram pelos cuidados de saúde, atenderam as crianças e organizaram atos de solidariedade em cidades diferentes. Okuyan comentou a importância de se questionar, após esse trágico acontecimento, por que e se as pessoas estão fadadas à pobreza e às perdas, lembrando que os escombros caíram sobre os pobres. “Planejamento é necessário para salvar vidas”.

“A ordem social que deixa todos por conta própria não pode ser rotulada como uma ordem”, disse Okuyan, “isso é uma falta de ordem. Isso é falta de planejamento. Eles são os inimigos da ciência, eles são os inimigos do pensamento racional, eles acreditam que a vida toda se reduz a ações e mercado. Mas você precisa de planos não apenas para a economia, mas também para salvar vidas!”

Okuyan enfatizou a necessidade de se nacionalizar o setor da construção, dizendo que colocar os lucros sobre a vida das pessoas resultará nessa destruição, incluindo os edifícios públicos, estradas e autoestradas, o setor da saúde, tudo para servir os interesses do povo. Okuyan também mencionou as graves perdas na Síria, e a falta de meios para organizar a solidariedade com o povo sírio vizinho devido às condições impostas pela ordem social, a inimizade que se tenta provocar.

Centro de acompanhamento de terremotos do TKP

Kemal Okuyan informou aos participantes sobre o “Centro de Acompanhamento de Terremotos” a ser formado pelo TKP, pois as necessidades das regiões e pessoas impactadas serão de longo prazo. O TKP construirá zonas limpas e respiráveis para aqueles na região no âmbito de sua capacidade, ao mesmo tempo em que organizará politicamente as pessoas sob o lema de “levantar-se para não sufocar sob os escombros novamente”. O secretário-geral do TKP fez um apelo aos cidadãos, amigos, filiados partidários e todos os participantes do evento a se juntarem às fileiras do TKP para uma luta mais forte e para colocar o país acima deste entulho gerado pela ordem social.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte:

“We are standing up, not to suffocate under rubble once again!”