TKP: acerca da reeleição de Erdogan na Turquia
Partido Comunista da Turquia (TKP)
Não há espaço para pessimismo, seremos vitoriosos!
Em comunicado após a vitória de Tayyip Erdogan no segundo turno das eleições presidenciais turcas, o Comitê Central do Partido Comunista da Turquia (TKP) aponta:
“Aqueles que estão tentando reduzir a luta deste povo ao estreito espaço das urnas devem se calar desde já! Os resultados do segundo turno das eleições presidenciais foram amplamente finalizados. Claro, não se pode dizer que o resultado das eleições, que apontavam para determinar o destino da Turquia, é uma esperança para um futuro brilhante.
Todos os direitos políticos do povo foram abolidos, o direito de greve foi retirado, as possibilidades de as pessoas se organizarem foram usurpadas, a determinação de lutar foi quebrada pela unidade do governo e da oposição, em outras palavras, era possível para as pessoas, que estavam desarmadas de várias maneiras, vencer essa grande escuridão?
Contra um governo que por 20 anos manteve seu poder através da opressão da classe trabalhadora e dos pobres, através de ataques aos valores da república, alguma vitória poderia ser conquistada sem tocar nos pilares sobre os quais esse poder se ergueu; sem apelar à laicidade, sem apelar à independência, sem apelar à nacionalização?
A derrota de Erdoğan era uma possibilidade real. Se essa possibilidade não se concretizou, a razão não deve ser buscada na invencibilidade de Erdoğan, mas no estilo político da oposição que deforma e desfigura a postura anti-Erdoğan do povo. As forças populares e a classe trabalhadora não podem triunfar em um ambiente político paralisado pelo confinamento nas urnas.
A esperança não cabe na urna. Lembremos novamente que Erdoğan é fraco e está fadado à derrota. Contanto que nosso povo tenha autoconfiança para se levantar como fez há dez anos (*2013-Gezi Resistance). O Partido Comunista de Türkiye conclama os trabalhadores a se organizarem nas fileiras em direção ao secularismo, à independência e ao socialismo não apenas contra o governo do AKP, mas também contra todas as soluções burguesas e falsas oposições. Não há espaço para pessimismo. Este país é nosso e com certeza seremos vitoriosos!”
Comitê Central do Partido Comunista da Turquia (TKP)
28 de maio de 2023.