PCP AFIRMA APOIO A OLLANTA HUMALA E GOVERNO DE GANA PERÚ

NOTA DE IMPRENSA

IX Plenária do Comité Central

PCP AFIRMA APOIO A OLLANTA HUMALA E GOVERNO DE GANA PERÚ1

O Comitê Central do Partido Comunista Peruano (PCP) qualificou o triunfo de Ollanta Humala à Presidência da República nas eleições em segundo turno de 5 de junho, como o triunfo das forças democráticas e progressistas da nossa pátria com a participação das organizações políticas de esquerda que, em dezembro do ano passado, assinaram o Acordo Político GANA PERU (PNP-UNIDADE DE ESQUERDA), no qual participa o PCP.

É a primeira vez que uma coalizão popular destas características vence um processo eleitoral, iniciando uma nova etapa na história do Peru.

Foi no marco da IX Sessão Plenária do Comitê Central sob o lema “Fortalecer o PCP, afirmando a vitória, rumo à transformação do país”, reunida na cidade de Lima nos dias sábado (11) domingo (12); que debateu democraticamente, com intervenções de tempo livre, um documento apresentado pela Comissão Política.

É a derrota da direita mais reacionária e corrupta, das tentativas da máfia fujimorista por reinstalar essencialmente continuísta da ditadura dos anos 90, é o fracasso dos meios de poder de fato que trataram de impor o medo através de uma campanha de imprensa para demolir Ollanta Humala, encorajados por poderosos grupos de poder econômico.

Esta vitória é também o resultado de um longo processo de luta dos trabalhadores, particularmente da CGTP [Confederação Geral dos Trabalhadores Peruanos], e do povo peruano, que permitiram acumular forças contra um modelo de crescimento que exclui as grandes maiorias do progresso econômico e social, que marginaliza os mais pobres e os povos do interior do país, um modelo que não vacila em entregar nossas riquezas naturais à voracidade das transnacionais. Ollanta Humala soube se erigir como o líder do protesto e da vontade expressa pela mudança.

A Plenária afirmou seu apoio ao governo de GANA Peru que será empossado em 28 de julho próximo. O cumprimento do Plano de Governo e das promessas eleitorais a favor dos trabalhadores e as grandes maiorias será a melhor garantia para fortalecer um efetivo respaldo do povo peruano.

Nesse sentido, a IX Sessão Plenária do Comitê Central do PCP se manifestou em manter, igualmente, uma atitude vigilante, no marco de sua independência e identidade política.

A Plenária considera como tarefa prioritária o fortalecimento orgânico do PCP e seu aporte nos Comitês de GANA Peru como espaços de ação política unitária para garantir a governabilidade em nosso país.

Lima, 13 de junho 2011.

Partido Comunista Peruano

Comissão Nacional de Imprensa e Comunicações

1 Partido Nacionalista Peruano (PNP) e a Unidade de Esquerda. Nota do Tradutor.

Fonte: http://www.pcperuano.com/

Categoria