Toda solidariedade ao povo peruano

imagem

Nota Política do PCB

O Partido Comunista Brasileiro – PCB manifesta sua profunda indignação com os acontecimentos no Peru, em decorrência da crise política e social que assola o país desde o dia 7 de dezembro de 2022. Expressamos nosso pesar e revolta pelas 50 mortes e dezenas de feridos, em diversas cidades do país, nas muitas manifestações que vêm ocorrendo no Peru em repúdio ao governo de Dina Boluarte.

Trata-se de um governo sem legitimidade popular, apoiado pela oligarquia neoliberal peruana e pelos militares, que assume um caráter claramente ditatorial e fascista pela mais indiscriminada repressão que emprega contra os manifestantes, aliada à política de constante e dura perseguição a lutadores sociais e lideranças populares.

O PCB se soma às denúncias internacionais que vêm se multiplicando em defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, que neste momento estão sendo violados no Peru. Com base no espírito internacionalista da luta proletária e no desejo de justiça e respeito aos direitos dos povos originários de nosso continente, historicamente colonizados e explorados, fazemos nossas as bandeiras de luta que se levantam nas diversas regiões do país.

Esperamos que esta mobilização geral conquiste, sem a perda de nenhuma vida a mais, a vitória das justas reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras do Peru, o fim das perseguições a líderes populares e lutadores sociais e a convocação de uma Assembleia Popular Constituinte.

Que as manifestações populares no Peru sejam um exemplo para todos os trabalhadores, trabalhadoras e povos originários da América Latina e que sua vitória alimente o empenho e a afirmação da luta pela construção de uma América Latina livre, soberana e socialista.

Partido Comunista Brasileiro
Comissão Política Nacional