García, Fujimori y Castañeda são a mesma corrupção

A CGTP e a Federação de Trabalhadores da Construção Civil (FTCCP) denunciam, há anos, a aliança de García com grupos criminosos para demolir a oposição social. Os áudios de 2008 e do presente ano, demonstram que o governo aprista executou um plano destinado a aprofundar a corrupção no país e demolir as organizações sociais, brindando com impunidade as máfias e corruptos, aqueles que com a derrota da filha do detento, Alberto Fujimori, hoje pretendem cooptar entidades, como o CONAFOVICER, com a finalidade de administrar o dinheiro dos trabalhadores da construção civil e enfrentar o novo governo.

As denúncias de novos áudios que relacionam García a outros atos ilícitos corroborariam o dito pelos trabalhadores sobre as vinculações do ex-presidente com entidades mafiosas. Nesta oportunidade estaria envolvido com a questionada empresa Business Track. Segundo seu ex-gerente, García e Jorge del Castillo tinham o plano de ficar 15 anos no governo, que se frustrou pelo escândalo dos “petroaudios”, de onde eles embolsariam 865 milhões de dólares para financiar o dito projeto político. A isto se soma o atentado ao Presidente eleito, Ollanta Humala, e outros líderes. Por estes fatos, além do Baguazo e outros delitos, García deverá responder à justiça.

Assim mesmo, a ultra-direita se encontra preparando toda a máquina para enfrentar o novo regime. Enquanto García segue promovendo benefícios aos corruptos e criminosos, o frustrado candidato presidencial Castañeda Lossio é liberado do caso Comunicore, pesem as provas existentes, e ataca a prefeita de Lima, Susana Villarán, buscando debilitar sua gestão. García e Castañeda contam com o respaldo dos Fujimoristas e de certos meios de comunicação que fazem eco a suas declarações.

O Fujimorismo, Castañeda e García significam para os peruanos e as peruanas, corrupção e impunidade, o que será apreciado com um possível indulto ao preso Fujimori, com a finalidade de receber o respaldo da bancada laranja para blindarem-se frente aos processos judiciais contra eles abertos. Por estes motivos, a prefeita e o presidente são os alvos de suas críticas e feitos, a fim de debitá-los e dar aos Fujimori um poder político destinado a frustrar as propostas de mudança e evitar que os trabalhadores e as maiorias tenham acesso a uma inclusão social que se expresse no aumento de salários e geração de trabalhos com direitos, entre outros benefícios para a população.

O país e o governo de Ollanta Humala devem permanecer em alerta sobre estas ações. As organizações sociais possuem a responsabilidade de defender nossa decisão nas urnas e enfrentar politicamente e nas ruas os objetivos de García, Castañeda e os Fujimori, que representam a corrupção que foi derrotada em 5 de junho.

Em nome da CGTP e da FTCCP, expresso minha solidariedade com a jornalista Rosa María Palacios.

http://diariolaprimeraperu.com/online/columnistas/garcia-fujimori-y-castaneda-son-la-misma-corrupcion_89379.html

www.pcperuano.com

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza

*Presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores Peruanos (CGTP)

Categoria