Colômbia: FARC protesta contra assassinatos de seus integrantes

imagemEm uma dura carta das FARC ao governo, a direção política exigiu respeito aos acordos sobre solução de conflitos, dado que na última semana se apresentaram duas incursões da força pública a espaços territoriais de reincorporação e, também, o assassinato de vários integrantes dessa organização. Além disso, denunciaram nas redes sociais que existia a intenção de capturar vários militantes com fins de extradição.

FORÇA PÚBLICA INGRESSOU EM DOIS ESPAÇOS DE NORMALIZAÇÃO

Outro evento contra os ex-combatentes da FARC pelas mãos da polícia se repete. Desta vez em Guaviare, pontualmente no município de San José del Guaviare, vereda Colinas, no Espaço Territorial de Capacitação e Reconciliação Jaime Pardo Leal, onde unidades da Força Pública dispararam contra dois ex-combatentes das FARC-EP. Não obstante, não houve feridos.

A denúncia é feita pela FARC em uma carta ao presidente Juan Manuel Santos, na qual evidenciam sua preocupação ante os últimos eventos contra eles e as comunidades. Nessa mesma linha, recordam que, na última sexta-feira, a força pública invadiu a zona rural de Tumaco, no Espaço Territorial de Capacitação e Reincorporação Ariel Aldana, para prender Tito Aldemar Ruano Yandún, “que figura como miliciano nas listas entregues para aprovação por parte das FARC-EP, para todos os efeitos relacionado aos acordos assinados entre o Estado e a insurgência”, disse a carta.

EX-COMBATENTES ABANDONARAM A ZONA ARIEL ALDANA EM NARIÑO

Após esse fato, a FARC publicou fotos da zona verde onde se evidencia que os ex-combatentes preferiram abandonar esse espaço de reincorporação, considerando que estão aterrorizados ante as ações da força pública. Sobre esse caso, ressaltam que é preciso “respeitar os mecanismos acordados para a solução de diferenças entre as partes para evitar que se perda a confiança construída; o que nada impede questionar a poder do Estado para fazer presença em todo o território nacional”.

Assim, chamam a atenção sobre os recentes fatos ocorridos em Tumaco, onde um massacre, em 5 de outubro, acabou com a vida de 7 camponeses. Também mencionam sua preocupação com os assassinatos contra líderes sociais em todo o país. Tudo isso no marco do descumprimento do ponto 4 dos acordos de paz, referentes aos cultivos de uso ilícito.

FARC EXIGE RESPEITO AOS MECANISMOS PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS

“Convoquemos todos os mecanismos, nacionais e internacionais, contemplados nos acordos para que, de maneira objetiva e sossegada, nos sentemos a analisar as atuais dificuldades, com a certeza que assim encontraremos a forma mais adequada para fortalecer a construção da paz estável e duradoura em nosso país; e de passo, fechar o caminho àqueles que buscam beneficiar-se de clima de incerteza que rodeia a etapa de implantação”, conclui o Conselho Político Nacional da Força Alternativa Revolucionária do Comum.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2017/10/22/colombia-dura-carta-de-la-farc-al-gobierno-por-asesinatos-de-sus-integrantes/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)