Saudação da UJC ao VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avançando – JCA
“Mas quem é a juventude? Você, eu, vocês, nós todos.”
(Adaptação de “A Necessidade do Sindicato”, de Bertold Brecht)
Camaradas,
Recebam a cordial saudação de toda a militância da União da Juventude Comunista e sua Direção Nacional, por ocasião da realização do VI Encontro Nacional de sua organização.
Encontro que se realiza em meio a grande crise do capitalismo na sua fase imperialista (com destaque para a possível moratória da insustentável dívida dos EUA) que oferece excelentes perspectivas de progresso das forças que lutam contra a dominação do capital. Crescem a cada dia em todo o mundo a resistência dos trabalhadores e da juventude às tentativas de tirar direitos conquistados em anos de luta.
Na Europa ressaltamos a destacada atuação dos comunistas gregos no enfrentamento à ofensiva do capital.
No Brasil a receita da burguesia não é diferente: retirar direitos dos trabalhadores e da juventude para compensar a queda tendencial da taxa de lucro. O gestor de turno do estado burguês se mostra tão comprometido com o projeto do capital quanto os anteriores, ficando a diferença no âmbito estilístico. O campo político que nos anos 80 desempenhou papel importante na luta contra o capital, hoje é o principal gerenciador do projeto da burguesia e para isso utiliza de todos os expedientes para frear a luta dos trabalhadores e da juventude.
Constatamos que as lutas imediatas dos trabalhadores e da juventude se chocam com o capital. Nunca esteve tão clara a ameaça que o capitalismo representa ao progresso da humanidade e a necessidade de sua superação positiva pelo socialismo, rumo ao comunismo.
Camaradas, hoje é mais necessário do que nunca estreitar os laços de amizade, solidariedade e unidade prática entre as nossas organizações. Com esse pensamento é que enaltecemos a nossa construção conjunta do Seminário Nacional de Universidade Popular (um projeto de universidade que articula as demandas imediatas da juventude e dos trabalhadores com uma estratégia de superação do capital) que acontecerá em setembro em Porto Alegre, rumo a um Movimento Nacional por uma Universidade Popular.
Esperamos que a organização da Juventude Comunista Avançando saia ainda mais fortalecida orgânica e politicamente depois de seu VI Encontro Nacional.
Recebam o abraço fraterno desta Juventude Comunista irmã.
Viva a juventude do mundo!
Viva o comunismo!
Viva o VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avançando!
Fonte: http://www.ujc.org.br/index.php/artigos-sobre-a-ujc/17