UJC realiza com êxito seu X Congresso no RJ

Créditos: @amandabrauun ou @produtoracamarada
Jornal O Poder Popular
A União da Juventude Comunista (UJC), a Juventude do PCB, realizou com grande êxito o seu X Congresso na Sede Campestre da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Anistiados da Petrobrás (Astape), na cidade de Magé, no Estado do Rio de Janeiro, nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro. Com a presença de mais de 100 delegados e delegadas de todas as regiões do país, o Congresso recebeu saudação de mais de 20 organizações juvenis de todos os continentes e contou com a participação de juventudes da Venezuela, Colômbia, Equador e Chipre.
Durante a abertura dos trabalhos, o Secretário Nacional de Juventude, Tulio Lopes, afirmou a importância histórica do X Congresso Nacional que representa a superação dialética da fase anterior, marcada pela tentativa frustrada de cortar o vínculo com o PCB. A UJC, desde 1927, sempre foi e será a juventude comunista do PCB. Em seguida falou o secretário geral do PCB, Edmilson Costa, que destacou a importância do congresso para a reorganização da UJC, reafirmando mais uma vez a capacidade dos e das militantes de reconstruir a sua entidade histórica. Posteriormente, o secretário político da UJC, camarada Matheus Rossetti, fez um balanço geral dos trabalhos de reorganização nesses últimos dois anos e disse esperar que a nova direção tenha condições de dar um salto de qualidade na sua organização política, tornando-se referência da juventude brasileira. O camarada Ricardo Pinheiro fez uma saudação ao congresso da UJC em nome do Comitê Regional do PCB RJ.
Igualmente fez parte da mesa de abertura o Deputado Federal Glauber Braga (PSOL), que saudou a realização do congresso da Juventude Comunista, testemunhando que, durante o processo de tentativa de cassação do seu mandato neste ano de 2025, o que efetivamente barrou essa ameaça da extrema-direita no Congresso não foram as ações institucionais, mas as mobilizações realizadas em todas as principais cidades do país, onde ele sempre encontrava a militância da UJC disposta pra luta. Desejou sucesso ao evento e se disse muito confortável em estar participando de uma atividade promovida pelos e pelas camaradas que estão sempre atuando nas principais batalhas da classe trabalhadora e do povo brasileiro.
Ao longo dos três dias de debates, os delegados e as delegadas discutiram, tanto nos grupos de trabalho, quanto na plenária, a conjuntura nacional e internacional, a questão da educação e da universidade popular. Ao final do Congresso foi eleita a nova direção nacional da UJC, que tem como secretária política nacional a camarada Cheyenne Ayalla, da Bahia. Também no final do Congresso foi anunciada a promoção de 21 camaradas, que agora passarão a militar no PCB, na Unidade Classista e nos seus coletivos.
Viva a UJC! Viva o PCB!
Viva o Comunismo!
