FARC suspende campanha eleitoral após ataques a seus candidatos
Redação Internacional do Granma
Nosso compromisso continua sendo a consolidação da paz com justiça social, democracia plena e soberania, disse Catatumbo em nome do Conselho Político Nacional das FARC
BOGOTÁ. – O Conselho Político Nacional da Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC) confirmou ontem a suspensão temporária de sua campanha eleitoral, após sucessivos ataques a seus candidatos em diferentes departamentos da Colômbia.
O líder das FARC, Pablo Catatumbo, disse, em uma coletiva de imprensa e citado pela PL, que esta é uma medida temporária, até que o partido tenha garantias suficientes para o exercício político.
O candidato ao Senado pelas FARC e que participou das negociações de paz em Havana disse que “iremos com todas as provas disponíveis aos tribunais para punir os responsáveis por esses eventos”.
Ele também enfatizou que “a campanha não para, é suspensa até que as condições sejam cumpridas para fazê-la com garantias completas”.
Catatumbo denunciou que os ataques contra a campanha eleitoral das FARC em Quindío, Caquetá e Valle del Cauca mostram a existência de um plano coordenado, destinado a prevenir a participação política de um partido legalmente constituído.
Isso levou o próprio presidente Juan Manuel Santos a exigir um pacto político nacional para que os líderes de todos os partidos – oposição e pró-governo – rejeitassem os atos de violência no processo eleitoral, como publicado pela revista Semana.
“Não somos contra o protesto, somos contra a agressão, lançando pedras, atacando com bastões, queimando bandeiras e destruindo bens públicos”, disse Catatumbo.
Em nome da liderança do partido, ele exigiu do Governo a aplicação das garantias para o exercício político das FARC, em pé de igualdade com outros partidos e movimentos que participam nas eleições em andamento.
Nosso compromisso continua sendo a consolidação da paz com justiça social, democracia plena e soberania, disse Catatumbo em nome do Conselho Político Nacional das FARC.
http://www.granma.cu/mundo/2018-02-09/farc-suspende-campana-electoral-tras-ataques-a-sus-candidatos