Declaração sobre a morte de Alfonso Cano

A morte em ação de Alfonso Cano constitui um duro golpe às aspirações do povo colombiano à justiça social e ao desenvolvimento pacífico que, há muitos anos, segue sendo frustrado pelo governo colombiano e seu patrão, o imperialismo norte-americano.

Há mais de sessenta anos, a Colômbia sofre repressão violenta por parte do Estado e das forças paramilitares. Muitas vezes se buscou um caminho pacífico, só para descobrir que a oligarquia colombiana e o imperialismo norte-americano temem a paz e que os lucros provenientes da guerra acabem.

Para cada ameaça de um acordo pacífico sempre existe uma resposta militar. Políticos civis e outras personalidades públicas envolvidas na busca da paz também enfrentam a repressão do Estado e as ameaças dos esquadrões paramilitares da morte.

A massiva operação militar com o fim de matar Alfonso Cano, usando a última tecnologia dos Estados Unidos, demonstra, mais uma vez, a brutalidade do regime de Santos e o vazio de suas palavras.

Ao mesmo tempo, as forças do Estado e os paramilitares seguem com a repressão sangrenta contra a luta pacífica dos povos indígenas, dos (as) camponeses (as) que expulsam de suas terras, dos (as) trabalhadores (as) organizados (as) em sindicatos, dos (as) estudantes (as).

O Partido Comunista da Irlanda se solidariza e se compromete com o povo colombiano e com sua luta por um caminho pacífico, justiça social, libertação nacional e socialismo.

Partido Comunista da Irlanda

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)