Piedad Córdoba não descarta aspirar à presidência da Colômbia (VIDEO)
A líder pacifista colombiana, Piedad Córdoba
Havana, 27 de janeiro de 2012, Tribuna Popular TP/Cubadebate.- A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba disse em Havana que não descarta aspirar à presidência de seu país, não como uma meta, senão com um instrumento para lograr a paz, e que não renunciou a seguir trabalhando por novas liberações de reféns na Colômbia.
Exortou o governo de Juan Manuel Santos a incluir distintos setores da sociedade dentro do diálogo de paz.
Em uma entrevista transmitida no programa da Mesa Redonda da Televisão Cubana, a ex-senadora Piedad Córdoba afirmou que Fidel e Raúl conduziram o povo cubano a uma belíssima epopeia na qual por trás de cada vitória há uma decisão política muito grande.
Aspiro ver a Colômbia igual a Cuba, onde todas as crianças vão à escola e não pedem esmolas, sublinhou em entrevista concedida à jornalista cubana Arleen Rodríguez Derivet.
A incansável lutadora pela paz, advogada de profissão, qualificou de mais que justa a causa dos Cinco Herois cubanos e sublinhou que não há direito para o sofrimento tão grande que lhes impôs Washington.
Piedad Córdoba expressou seu convencimento de que voltará ao Congresso de seu país e quiçá à presidência. “Vou embora de Cuba muito oxigenada”, asseverou.
A líder pacifista disse que a solidariedade com os Cinco, como são mundialmente conhecidos René González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Gerardo Hernández e Fernando González, constitui uma das causas mais justas da humanidade.
Córdoba defendeu o direito de cada país proteger seus cidadãos de atos terroristas e recordou que eles foram aprisionados no país do norte por vigiar grupos violentos que atuam contra a ilha caribenha desde o sul da Flórida.
Ao referir-se a sua recente visita a Cuba, a ativista pela paz destacou o prodígio das crianças cubanas que estudam em escolas de música de todo o país mesmo com as carências materiais.
Disse que a sua permanência em Havana foi motivada pela realização de uma série de capítulos para a emissora de televisão multinacional Telesul, na qual conduz Causa Justa, um programa no qual se visualizam muitas das problemáticas e dos desafios dos povos latino-americanos.
À esse respeito, abordou o tema do bloqueio econômico que Estados Unidos mantém contra a ilha há meio século e seus efeitos sobre setores sensíveis para a sociedade cubana como são a saúde, a educação e a cultura.
Assim mesmo, deu suas impressões sobre a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), cuja recente criação qualificou como o fato mais importante ocorrido na região nos últimos anos porque consolida o sonho de Simón Bolívar e a unidade do continente.
Sobre sua situação de ter sido destituída do Congresso colombiano em 2010, a ex-senadora sublinhou que a política não se faz somente desde esse órgão de poder, mas também desde as ruas.
Expressou, ademais, seu desejo de aspirar à presidência da nação sul-americana, o qual não considerou uma meta, senão um instrumento para lograr o processo de paz que requer seu país.
Traduzido por Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves (Partido Comunista Brasileiro – PCB)
VIDEO da entrevista de Piedad Córdoba com a jornalista Arleen Rodríguez Derivet
https://www.youtube.com/watch?&