Colômbia: a greve geral não para!

imagemResumen Latinoamericano / 22 de noviembre de 2019

Em 21 de novembro, nos marcos da GREVE NACIONAL, milhões de colombianos e colombianas protestaram e se mobilizaram nas ruas e estradas. A dignidade e a resistência do povo tomaram a decisão de lutar pela vida digna.

O Congresso dos Povos, como parte do Comando Nacional de Greve, expressa ao país a alegria e o sucesso da greve nacional, um processo que continua nas ruas para rejeitar o mau governo e o modelo neoliberal mafioso e criminoso.

Não temos medo, nossa convicção da luta pela mudança é firme, por um projeto de país para a Vida Digna; as consignas da greve contra o pacotaço, pela defesa da vida e do território, somadas à indignação contra a precária situação econômica que as pessoas sofrem todos os dias, lutando para dignificar suas vidas e sobreviver em situações desumanas, excederam as expectativas iniciais. O povo se autoconvocou para manifestar sua rebeldia e tomou a decisão de manter a paralisação indefinidamente.

Denunciamos a repressão, a criminalização dos protestos sociais, a militarização dos territórios orquestrados pelo Governo, que deixam como saldo um sem número de pessoas feridas e processadas judicialmente. Essa ação terrorista do Estado nos chama a fortalecer os mecanismos de luta e autoproteção de nossas comunidades.

A greve continua porque uma torrente de pessoas insatisfeitas com o governo exige mudanças. Em várias partes de Bogotá ocorrem manifestações que estão sendo reprimidas pelo ESMAD (esquadrão da morte para protestos sociais). Da mesma forma, existem mobilizações e protestos em outras cidades. Conclamamos o povo colombiano e as organizações populares a manter acesas a luta e a chama da dignidade.

Não mais Duke, não mais neoliberalismo, não mais assassinatos e processos, não mais criminalização de protestos sociais, vamos à grande mobilização de 25 de novembro contra a violência às mulheres, continuemos a sair às ruas, continuemos a nos expressar nas redes sociais para seguir expressando nossa rebeldia e beligerância.

Por um país pela Vida Digna, seguimos a palavra pela luta e as transformações por uma paz com mudanças. A palavra de ordem é: a greve continua, vamos mudar isso com dignidade nas ruas.

Congresso dos Povos

Tradução: Partido Comunista Brasileiro PCB

Colombia. Congreso de los Pueblos: El Paro sigue, cambiemos esto con Dignidad en las calles