Secretário-geral do PCB na Colômbia. Pela paz democrática com justiça

O secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro; e o vice-presidente da Comissão  de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rio de Janeiro (OAB-RJ), Marcelo Chalréo, viajam neste sábado para Bogotá, na Colômbia, onde participarão do fórum internacional “Colômbia Atrás das Grades: em busca de um caminho para a liberdade e a paz”. Eles participarão ainda da Comissão de Credenciais sobre a situação dos presos políticos do Estado terrorista colombiano, em visitas às prisões nos próximos dias 28 e 29.

Tratam-se de eventos liderados pela senadora Piedad Córdoba, o “Colombianos pela Paz” e as demais organizações políticas e sociais progressistas daquele país.

Por mais de cinco décadas, a Colômbia sofre as consequências do conflito social e armado, cada vez mais exacerbado pela perseguição política e assassinato de sindicalistas, estudantes e demais militantes dos movimentos sociais. A existência desse conflito é explicada por uma ordem econômica injusta, a terceira mais desigual do mundo, e um sistema político-institucional altamente restrito que extermina qualquer possibilidade de alternativas políticas aos partidos de direita.

Ao mesmo tempo, o país passa por uma crise humanitária e de violações sistemáticas aos direitos humanos em seus estabelecimentos prisionais, algo ignorado pela comunidade internacional, apesar mesmo de a Corte Constitucional colombiana ter emitido uma declaração intitulada “Estado de Coisas Inconstitucional” na qual lista algumas das violações pelos agentes do estado.

OAB-RJ convidará  Piedad Córdoba a visitar o Brasil

Convidado pelo PCB, o representante da OAB-RJ levará em mãos carta da entidade que convida a senadora colombiana Piedad Córdoba – uma das organizadoras do fórum – a visitar o Rio de Janeiro para transmitir, aos brasileiros, toda sua luta pela paz democrática na Colômbia, país governado por títeres do imperialismo norte-americano e que transformaram nosso vizinho num verdadeiro estado terrorista.

Durante o evento, Chalréo também transmitirá aos participantes sua experiência na defesa dos Direitos Humanos e contra a tentativa da direita de abafar as lutas de movimentos sociais organizados no Brasil em sua palestra “Criminalização dos Movimentos Sociais”.