Correa não vai à Cúpula das Américas (+ Carta ao Presidente da Colômbia)

Rafael Correa, presidente do Equador, não assistirá em Cartagena à VI Cúpula das Américas. O presidente equatoriano rechaçou o convite do presidente Juan Manuel Santos e, numa carta dirigida ao mandatário colombiano, manteve sua postura diante da não presença de Cuba na mencionada reunião.

Segundo o jornal El Comercio (Quito), a carta diz que depois de ter refletido cuidadosamente, “decidi que, enquanto for Presidente da República do Equador, não voltarei a participar de nenhuma Cúpula das ‘Américas’, até que sejam tomadas as decisões que a Pátria Grande nos exige (sobre a participação de Cuba no referido encontro)”.

Correa foi o primeiro mandatário que exigiu a presença de Cuba no Encontro, exigência que motivou o governo colombiano a avançar nas gestões diplomáticas, em busca de um consenso, para superar o obstáculo em que se converteu o cenário do convite ao governo de La Habana.

O presidente colombiano Juan Manuel Santos se reuniu com o presidente da ilha, Raúl Castro, e com Hugo Chávez, manifestando a impossibilidade de convidar Cuba.

Correa, então, disse que consultaria “o povo equatoriano” acerca de sua presença em Cartagena. Em 2 de março, dirigiu sua resposta definitiva. Não estarão no Encontro das Américas.

A carta de Rafael Correa a Juan Manuel Santos

Senhor Doutor

Juan Manuel Santos

Presidente Constitucional da República de Colômbia

Estimado Presidente e amigo:

Valorizo e agradeço profundamente o seu gentil e reiterado convite para a VI “Cúpula das Américas”, a ser celebrada na lindíssima Cartagena de Indias, nos dias 14 e 15 de abril. Lamentavelmente, ainda que na V Cúpula das Américas, celebrada em Trinidad e Tobago, em 17 a 19 de abril de 2009, tenha sido rechaçada a incompreensível exclusão da República de Cuba das reuniões americanas, uma vez mais, este país irmão não foi convidado.

Por definição, não se pode denominar de “Cúpula das Américas” uma reunião, onde um país americano é, intencional e injustificadamente, relegado. Muito se fala de “falta de consenso”, porém todos nós sabemos que se trata do veto dos países hegemônicos, situação intolerável em nossa América do Século XXI.

Da mesma maneira, é inaceitável que nestes encontros não sejam discutidos temas tão fundamentais, como o desumano bloqueio a Cuba, assim como a absurda colonização das Ilhas Malvinas, questões que têm merecido críticas quase unânimes das nações do mundo.

Jamais buscaríamos causar o menor problema nem ao seu governo e nem à querida Colômbia. No entanto, trata-se, como dizia Bolívar, de sentir verdadeiramente que a Pátria é a América e, em algum momento, começar a denunciar e enfrentar com força estas, repito, intoleráveis e até berrantes situações. Por isso, depois de refletir cuidadosamente, decidi que, enquanto for Presidente da República do Equador, não voltarei a participar de nenhuma Cúpula das “Américas”, até que sejam tomadas as decisões que a Pátria Grande nos exige.

Nossos povos podem se cansar de que seus mandatários estejam em tantos encontros, enquanto, todavia, existam abismos a serem superados, como a pobreza e a iniquidade que mantém a América Latina como a região mais desigual do mundo; a ineficaz estratégia de luta contra o problema mundial das drogas; a profunda transformação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, hoje zelador de interesses distantes de seus princípios fundamentais; a vigência de uma verdadeira liberdade de expressão que não se encontre reduzida aos interesses dos negócios dedicados à comunicação social; ou a completa supremacia do capital sobre os seres humanos, como demonstra a crise hipotecária na Espanha, que afeta centenas de milhares de cidadãos, entre eles muitos migrantes latino-americanos.

Esperamos que nossa ausência seja um cordial convite para o debate essencial e a atuação em conjunto, ratificando o apreço e respeito que sentimos por todos os nossos colegas, Chefas e Chefes de Estado do Continente, queridos amigos com quem compartilhamos sonhos de melhores dias para nossos povos.

Desejamos, pelo bem da região e do mundo, que a Cúpula de Cartagena seja exitosa. O desejo de acompanhá-los é enorme, somente superado pela firmeza de nossas convicções.

Até a vitória sempre!

Rafael Correa Delgado

Presidente Constitucional da República do Equador

Quito, 2 de abri de 2012.

Fonte: http://www.cubadebate.cu/noticias/2012/04/02/correa-no-va-a-la-cumbre-de-las-americas/#comments

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)