TKP: Nacionalizar a indústria de defesa!

imagemPartido Comunista da Turquia – TKP

O Partido Comunista da Turquia (TKP) propõe a nacionalização da indústria de defesa após as recentes ações de privatização de uma fábrica de tanques e de terras de propriedade do exército. A indústria de defesa se tornou uma das indústrias mais dinâmicas da Turquia com a política externa agressiva do AKP governando o país.

O Partido Comunista da Turquia (TKP) continua a clamar pela nacionalização da indústria de defesa, dando prosseguimento aos recentes apelos à nacionalização nos setores de educação, saúde, construção e finanças. A declaração completa é a seguinte:

Antes de vencer o imperialismo, a necessidade do nosso povo de se defender e de defender o nosso país não cessa. O armamento, sob o domínio do mercado, nada mais faz do que servir à agressão do imperialismo e aos lucros astronômicos dos monopólios internacionais de armas. Portanto, é necessário impedir que a indústria de defesa continue a ser parte da agressão imperialista e um instrumento executor das tendências expansionistas da capital,
para acabar com a dependência da organização terrorista OTAN, que defende os interesses do imperialismo contra os trabalhadores e o povo de todo o mundo; parar o fluxo de recursos do país para os bolsos dos monopólios internacionais de armas e seus parceiros domésticos; executar uma política de defesa que se baseie na independência e na soberania da Turquia.

É necessário, também:

Executar uma política externa que defenda como princípio a independência e a soberania de todos os países e povos do mundo; evitar que a indústria de defesa seja um instrumento de transferência direta e indireta de capitais a título de incentivo; realmente atender as necessidades de defesa do país retirando a produção e venda de armas dos empresários que buscam novos mercados, valendo-se para isso, da prática de espalhar hostilidade a outros países da região; impedir a liquidação de empresas públicas que há anos se constroem com vultosos recursos públicos e impedir que os empresários usem os recursos e a tecnologia do país para seus próprios interesses; frear a crescente dependência externa em tecnologia como resultado do crescimento do setor privado, que aumenta sua participação na indústria de defesa, dia a dia, com o comércio de armas orientado para a importação; defender os direitos dos trabalhadores – hoje em processo de deterioração – com mão de obra qualificada na indústria de defesa e proporcionar proteção ao emprego.

Todas as empresas relacionadas à indústria de defesa devem ser nacionalizadas.

A indústria de defesa deve ser nacionalizada, a dependência externa da defesa do país deve ser totalmente removida, a produção de armas deve ser retirada do comércio, e a produção da indústria de defesa deve ser planejada com base na defesa do país, e não na agressão externa.

Fonte:

http://m.tkp.org.tr/tr/aciklamalar/savunma-sanayisi-ile-iliskili-tum-kuruluslar-devletlestirilmelidir