Repressão ao pensamento crítico e à reivindicação social: na Colômbia existem 9.500 presos políticos e no mundo o número cresce com os golpes do Capital

Repressão ao pensamento crítico e à reivindicação social: na Colômbia existem 9.500 presos políticos e no mundo o número cresce com os golpes do Capital.

Imagem: Areito,/ Texto: Azalea Robles

A depredação do meio ambiente e da humanidade é inerente ao mesmo sistema. O capitalismo é um sistema baseado no monopólio das riquezas em poucas mãos, em detrimento das maiorias cada vez mais empobrecidas. Por isso, o capitalismo precisa de forças repressivas cada vez mais agressivas e as prisões se agigantam da mesma maneira que os bolsos dos exploradores. As leis repressivas se ajustam às necessidades da espoliação do grande capital e o uso do exército, da polícia ou, inclusive, do paramilitarismo vai de encontro ao aumento da exploração. ‘É preciso reprimir os descontentes e expulsar de suas terras os que habitam áreas cobiçadas pelas multinacionais’ é a máxima que rege a máquina repressiva.

Na atualidade, num mundo sem contraposição aos gigantes imperialistas, a voracidade capitalista renova suas expedições coloniais, com a única finalidade de aprofundar a extorsão contra os povos e o planeta. Seu cinismo é tal que apelida suas invasões de ‘bombardeios humanitários’ e batiza os mercenários pagos por suas agências como ‘os rebeldes’. Ao mesmo tempo, os verdadeiros rebeldes de outros países são chamados de “terroristas”.

A mesma ganância capitalista promove cortes e transforma em pedaços o ‘estado de bem estar’ dos países capitalistas europeus para beneficiar os bancos privados, aumentando a miséria das maiorias excluídas, despossuídas, exploradas, pisoteadas. Já não há ‘necessidade’ de salvaguardar uma máscara de ‘estado de bem estar capitalista’ ou de ‘democracia’, dado que já não existe a alternativa da URSS como exemplo tangível para os povos. O grande capital e seus governos levam vários anos desmontando o ‘estado de bem estar’, enquanto enganam os povos com urnas nas quais não se elege o essencial. Agora, o golpe final.

Nos países do mundo que ainda sofrem o neocolonialismo, os povos se levantam contra a voracidade capitalista. Eles lutam diariamente contra o monstro e seus bombardeios, contra o monstro e suas leis, contra o monstro e seus tanques de pensamento, contra o monstro e sua exclusão social… Os povos se armam de esperança.

Fonte: http://www.areitoimagen.blogspot.com/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)