ATO DE SOLIDARIEDADE COM O POVO COLOMBIANO

Che

Representantes de diversas organizações sociais, partidos políticos, movimentos populares e pessoas brasileiras e colombianas num ato de solidariedade com o povo colombiano e sua luta pela paz, se reuniram o passado 7 de Novembro frente do Consulado de Colômbia na cidade de São Paulo. Com o firme propósito de entregar o Manifesto em solidariedade a Piedad Córdoba e à Marcha Patriótica, assinado por um amplo grupo de forças sociais, políticas e culturais do Brasil, o qual tem como principal consigna respaldar a busca de uma solução política ao conflito e se solidarizar com o povo colombiano em sua luta por ampliar a democracia e conquistar garantias políticas e sociais.

Infelizmente esse dia não foi possível o atendimento por parte do Consulado, no entanto, se persistiu no propósito e o dia 9 de Novembro uma comissão composta por brasileiros e colombianos foram atendidos pelo cônsul de Colômbia em São Paulo, Edwin Ostos Alfonso e mais dois funcionários diplomáticos do consulado.  Neste espaço se fez leitura do manifesto e se exorto ao governo colombiano a garantir a participação da oposição política. Resalto se parte do manifesto que diz:

“Afirmamos com clareza que se devem respeitar e apoiar todos os esforços democratizadores e participativos que permitam consolidar América Latina como um território de paz. Diante do exposto, exortamos o governo colombiano a restabelecer os direitos políticos da líder Piedad Córdoba; que se garanta a vida de todos e todas integrantes do movimento Marcha Patriótica e se lhe outorguem as condições necessárias para o exercício da oposição política. Comprometemo-nos a estar atenciosos para evitar qualquer atentado contra os direitos à vida e a participação deste movimento político e da sociedade colombiana em geral”.

Este ato foi sem duvida uma mostra de solidariedade do povo brasileiro e suas diversas organizações sociais, a solidariedade se fez palpável transcendendo a retórica e derrubando as barreiras com as que historicamente nos tentam dividir, com este ato acrescentamos o grito pelo fim das injustiças, da persecução ao pensamento crítico na Colômbia; grito pela vida, a democracia e a paz com justiça social em procura de um continente americano unido, democrático, justo e soberano.

Agenda Colômbia – Brasil