Colômbia: um milhão de vozes pela paz!

Com a vitoriosa jornada de 9 de abril, o processo de paz saiu fortalecido, com esperanças transformadoras sendo visualizadas no futuro da Nação e a extrema direita recebendo uma resposta portentosa do povo a sua conspiração contra os diálogos. A ideia de uma assembleia nacional constituinte iniciou a abertura deste caminho.

O povo colombiano deu, em 9 de abril, uma demonstração contundente de união majoritária em respaldo aos diálogos de paz entre a insurgência e o Governo Nacional que se realizam em Havana e pela solução política do conflito social e armado que afronta o país.

As marchas começaram às 6:00 horas e até meio-dia, milhares e de pessoas seguiam desfilando pela milhares na Avenida Sétima, pela Rua 26 e outras vias centrais de Bogotá, caminho à Praça de Bolívar, que se via lindamente tomada pelo povo.

Nesta jornada, o Movimento Social e Político Marcha Patriótica deu uma demonstração palpável e irrefutável de sua enorme capacidade de convocação e mobilização, com mais de um milhão de pessoas nas ruas de Bogotá, ao lado de militantes de outros movimentos sociais e políticos da Colômbia, como Congresso dos Povos, Minga Indígena, Progressistas, entre outros.

Moradores de todas as regiões partiram do Parque do Olaya, no sul; do Coliseo El Campín, no noroeste; do Centro Administrativo Distrital e do Parque Nacional clamando pelo cessar-fogo bilateral e pela paz com justiça social.

Artistas, mães com seus filhos, campesinos, indígenas, estudantes, operários, lutadores sociais, educadores, funcionários públicos, desempregados procedentes do Chocó da Costa Atlântica, dos Santanderes, do Valle do Cauca, do Cauca, Nariño, dos bairros populares de Bogotá e de centenas de outros lugares estiveram em Bogotá reclamando o fim da violência, denunciando os problemas que ocorrem em suas regiões e apoiando a luta por transformações sociais de fundo.

Pela Rua 26, a marcha desembocou no Centro de Memória, onde funcionários dos governos Distrital e Nacional, incluindo o Presidente da república, expressaram seu respaldo ao processo de paz.

No ato central, realizado na Praça Bolívar, Piedad Córdoba, líder da Marcha Patriótica, expressou a necessidade de que se convoque uma assembleia nacional constituinte, mecanismo jurídico e político para debater medidas que permitam a transformação social e econômica do país.

Com a vitoriosa jornada, o processo de paz saiu fortalecido, com esperanças transformadoras sendo visualizadas no futuro da Nação e a extrema direita recebendo uma resposta portentosa do povo a sua conspiração contra os diálogos.

Somente os belicistas do uribismo e uns quantos políticos amarelos cometeram o erro histórico de estigmatizar ou subtrair-se desta monumental demonstração de poder do povo colombiano em prol da paz, o principal anseio da Nação.

Na imagem, os rostos de um povo que anseia a paz, essa que por mais de 50 anos vem sendo esquiva a tantos colombianos, se multiplicaram por milhares na marcha de 9 de abril em Bogotá.

Fonte:http://www.pacocol.org/index.php/noticias/nacional/3466-contundente-demostracion-del-movimiento-marcha-

patriotica

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)