Votar em Carrillo

Secretário Geral do Comitê Central

Partido Comunista Paraguaio

Por razão e por sentido, por intelectualidade e por humanidade, pela democracia real (a que protagonizam os povos), pela capacidade de trabalhar em equipe, por nossa história de luta como povo, devemos votar em Carrillo para Presidente da República do Paraguai.

A Frente Guasu (FG) obteve uma enorme vitória política nestas eleições. Converteu-se na principal referência do campo popular em nosso país.

Existem muitas arestas para aparar. Temos muitíssimas contradições em nossas organizações políticas e, como consequência disto, também (e logicamente) na Frente Gusau. Ainda é preciso identificar que a combatividade dos movimentos sociais, a posição patriótica anti-imperialista e latino-americana, as principais referências das lutas populares de décadas encontram sua principal síntese na Frente Guasu.

Aníbal Carrillo é o candidato a Presidente da República da Frente Guasu. A Frente Guasu é, sem dúvidas, a principal força do campo popular paraguaio a agrupar a maior parte do movimento campesino, a uma boa parte do movimento sem teto, a um importante setor do movimento operário, ao melhor e mais mobilizado do movimento estudantil e grande parte dos movimentos territoriais.

Votar em Carrillo é votar por um retumbante NÃO ao Golpismo, por um retumbante NÃO ao modelo agroexportador, por um retumbante NÃO á intervenção estrangeira liderada pelo imperialismo ianque.

Votar em Carrillo e em toda chapa 40 é votar pelo projeto histórico de libertação nacional, que só pode ser liderado pelo verdadeiro, honesto e patriótico protagonismo do povo. Tal protagonismo foi fortemente sentido em muitos lugares do país durante esta campanha muito mobilizada que tivemos como FG.

O principal inimigo da humanidade é o imperialismo norte-americano. A clareza em identificar este inimigo terrorista e defender a recuperação das terras improdutivas, a defesa da Reforma Agrária Integral, o compromisso com a geração de emprego digno priorizando empresas de caráter associativo, a defesa da soberania alimentar, a recuperação de sementes nativas e a diversificação agrícola, tudo isso promovendo a participação protagonista de nosso povo, são algumas posições que diferenciam Carrillo e a Frente Guasu do resto das opções políticas.

O extraordinário valor histórico de ter uma organização política com presença em quase todos os distritos do território pátrio, que defenda as posições citadas no parágrafo anterior, é um fato de feroz transcendência para a luta de classes e de tendências em nosso país.

Esse setor oligárquico e mafioso, absolutamente minoritário e antipatriota, que vem comprando (e vendo-os como uma mercadoria) todo e qualquer ser humano que apareça em sua frente, está vivendo suas últimas horas em nosso país e no mundo.

Não podemos assegurar que a crise civilizatória do capitalismo terá um final de superação a favor da vida ou se a seguinte fase será da maior barbaridade já vivenciada pela humanidade.

Sabemos que com o imperialismo norte-americano nosso horizonte é de guerra, de morte, de perseguição, de contaminação. Da mesma forma, sabemos que, no próximo dia 21 de abril, estará em cada mesa de votação, em cada cédula, uma alternativa como a chapa 40, que confronta com o imperialismo, confronta com a guerra, confronta com a máfia, confronta com a contaminação.

Votar em Carrillo é não aceitar que os resultados estão comprados e é, na verdade, dar utilidade ao voto, pois quanto melhor seja o resultado da Frente Guasu, muito mais entusiasmo terão as milhares de lideranças do movimento popular, que estão realizando uma grande manifestação contra os partidos tradicionais e conservadores, assim como contra as forças complacentes que negam posicionarem-se contra o principal inimigo.

Todos (as) nós podemos nos equivocar, assim como também é certo que o azar em certas ocasiões joga um papel determinante.

O que posso dizer é que, conhecendo as trajetórias das várias lideranças que hoje estão na Frente Guasu, conhecendo a trajetória e o compromisso de Aníbal Carrillo, como também assumindo a extensão que temos alcançado a nível nacional e a profunda relação que temos construído com os setores explorados e excluídos mais vulneráveis de nossa sociedade, não se equivocarão se votarem em Carrillo e em toda chapa 40.

Neste cenário de rapina liberal e de lavagem de dinheiro colorado (ocasionalmente, rapinando os colorados e lavando dinheiro os liberais), onde a Pátria e a honestidade têm muito pouco espaço, candidaturas sérias e firmes como a de Aníbal Carrillo, nos permitem divisar um horizonte de unidade popular.

A fraude eleitoral começou em 25 de junho de 2012, quando o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral reconheceu o golpista Franco como Presidente de nosso país. Não podemos descartar atentados, suspensão das eleições e aprofundamento da fraude de maneira escandalosa, pois a prática histórica das cúpulas dos partidos conservadores esteve (e continua estando) dominada por seres dessa laia.

É justamente para fortalecer a luta das massas populares contra a oligarquia, contra o imperialismo e por sua libertação integral, que peço, por favor, não se equivoquem, votem em Carrillo e em toda a chapa 40 para fortalecer o projeto popular de mudança. Somente com as maiorias será possível avançar e transitar para a revolução e para o socialismo.

18 de Abril de 2013

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)