Participação política para a democratização real, pela paz com justiça social

Dez propostas mínimas

Com o propósito de avançar para o necessário e inadiável processo de democratização real do Estado e do regime político colombiano, de contribuir com a superação de suas estruturas autoritárias, paramilitares, criminais, mafiosas, clientelistas e corruptas, para depurar e melhorar as condições da participação política, assim como de propiciar a mais ampla participação social e popular, e de territórios e regiões, até agora excluídos, apresentamos as seguintes dez propostas mínimas:

1. Reestruturação democrática do Estado e reforma política.

2. Garantias plenas para o exercício da oposição e do direito a ser governo.

3. Garantias plenas às organizações guerrilheiras em rebelião e aos seus combatentes para o exercício da política no evento de um Acordo final.

4. Democratização da informação e da comunicação.

5. Estímulo à participação das regiões, dos entes territoriais e dos territórios.

6. Participação social e popular no processo da política pública e do planejamento e, em especial, da política econômica.

7. Garantias de participação política e social de comunidades camponesas, indígenas e afrodescendentes, assim como de outros setores sociais excluídos.

8. Estímulo à participação social e popular nos processos de integração da Nossa América

9. Cultura política para a participação, a paz e a reconciliação nacional e direito ao protesto e a mobilização social e popular.

10. Convocatória de uma Assembleia Nacional Constituinte.

DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP

Fonte: http://pazfarc-ep.blogspot.com.br/

Tradução: PCB Partido Comunista Brasileiro