As FARC capturam soldado profissional estadunidense especialista em antiexplosivos e com experiência da guerra no Afeganistão

Dick Emanuelsson (especial para ARGENPRESS.info)

Guerrilheiros das FARC capturaram um soldado profissional norte-americano há um mês. Apesar dos Estados Unidos terem três guerrilheiros presos em seu território, as FARC dizem estar dispostas a entregar o militar a “uma comissão humanitária encabeçada pela Senadora Piedad Córdoba, um delegado da comunidade de Saint Egidio e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha”.

Foto: Guerrilheiros das FARC no departamento do Guaviare, uma fortaleza onde foi detido o soldado estadunidense.

Em um comunicado do órgão máximo da insurgência das FARC-EP, o Secretariado do Estado Maior Central, informa que o militar norte-americano foi capturado no município de El Retorno, no departamento do Guaviare, em 20 de junho. Durante o mês transcorrido, tudo indica que a inteligência da guerrilha trabalhou para adquirir informações e elementos para precisar o currículo de Kevin Scott Sutay, nascido na cidade de Nova York, segundo o passaporte N° 488667176, expedido em 03 de fevereiro de 2012.

imagem/>

Foto: Kevin Scott Sutay ingressou à Colômbia em 8 de junho e parece que ficou muito pouco tempo em Bogotá.Transferiu-se para San José del Guaviare (ponto vermelho) de avião e, depois, por terra ao município de El Retorno. Isso se as Forças Armadas colombianas ou os militares estadunidenses não o levaram de helicóptero. Em 20 de junho foi detido pela guerrilha em El Retorno.

Dick Emanuelsson é subdiretor ANNCOL.

COMUNICADO

O Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP informa à opinião pública nacional e internacional que, no dia 20 de junho de 2013, no município de El Retorno, departamento do Guaviare, foi capturado o soldado norte-americano Kevin Scott Sutay, nascido na cidade Nova York, segundo o passaporte n° 488667176, expedido em 03 de fevereiro de 2012, que portava no momento da detenção pelas unidades guerrilheiras.

O mencionado cidadão norte-americano assegura ter sido membro da Armada dos Estados Unidos de 17 de novembro de 2009 até o dia 22 de março de 2013 e, segundo sua própria versão, participou na guerra do Afeganistão entre os anos de 2010 e 2011, onde desempenhou a função de especialista em antiexplosivos, desarmamento de campos minados, como integrante da companhia 541 ST do batalhão 54 TN de engenharia.

Sua entrada na Colômbia ocorreu no dia 8 de junho de 2013, seguindo a rota México, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Bogotá, San José del Guaviare, sede da base militar do Barrancón, onde é conhecida, de muito tempo, a presença de militares norte-americanos.

A captura do soldado Kevin põe em evidência a ativa participação de militares e mercenários norte-americanos no território, em operações de contrainsurgência, em que aparecem sob o eufemismo de empresários, hábito comum das forças de intervenção imperial, própria da era da globalização capitalista, que lhes permite explorar outro filão do negócio da guerra com um menor custo político para suas campanhas de agressão e rapina contra os povos.

Negócio criminoso do qual aspiram a ser parte o Presidente Santos, seu ministro de defesa e os generais, quando anunciam aos quatro ventos a assinatura de um acordo de cooperação com a OTAN, posicionando a Colômbia como prestadora de serviços deste tipo de forças mercenárias à disposição dos planos de intervenção e pilhagem imperial em todos os cantos do planeta.

Apesar do direito que nos assiste em manter o soldado Kevin Scott como prisioneiro de guerra, tomamos a decisão política de liberá-lo como um gesto que se destaca dentro do ambiente das conversações em curso em Havana com o governo colombiano, na busca de um acordo que ponha fim ao conflito social e armado em nosso país.

Para tal fim, solicitamos a integração de uma comissão humanitária encabeçada pela Senadora Piedad Córdoba, um delegado da comunidade de Saint Egidio e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Montañas de Colombia, 19 de julho de 2013.

Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP

Fonte:http://www.argenpress.info/2013/07/las-farc-capturan-marino-estadounidense.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)