COMUNICADO DAS FARC SOBRE PAUSA NOS DIÁLOGOS
Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 23 de agosto de 2013
Desde o início do processo de negociações com o governo da Colômbia em Havana, nossa preocupação fundamental é abrir ao povo as portas da participação na construção de um acordo de paz democrática e com justiça social.
À propósito disto e pela importância que possui para todo o país e para o futuro de nossa pátria o assunto da resolução do conflito social e armado a partir do estabelecimento da justiça social, da democracia e da soberania, de maneira responsável e muito cuidadosa, as FARC-EP propôs convocar uma Assembleia Nacional Constituinte para que seja o soberano que decida sobre os temas cruciais da realidade política, econômica e social de todos os Colombianos.
Também afirmamos que a Constituinte, convocada no marco de um grande acordo político nacional, seria o caminho para alcançar um verdadeiro tratado de paz, justo e relacionado, que funda nossa reconciliação, reja o destino da nação e encaminhe para os cumes da democracia real.
Em contraposição, ontem o governo comunicou ao país sua decisão de apelar ao referendo como mecanismo de certificação, sem sequer mencionar os procedimentos de construção democrática do que será referendado.
Ante estas novas circunstâncias, nos momentos em que, de todos os cantos da Colômbia, se escutam os gritos de um povo inconformado, que protesta por conta das consequências de uma desastrosa política econômica contrária aos interesses das grandes maiorias nacionais e que exige sua participação na tomada das grandes decisões nacionais, a Delegação de Paz das FARC-EP decidiu fazer uma pausa na discussão da Mesa, para centrar-se exclusivamente na análise dos alcances da proposta governamental, sem detrimento da consulta interna que devem fazer como organização.
Também aproveitaremos este tempo para escutar as opiniões que, certamente, surgirão do povo em meio do fervor da luta político-social que hoje estremece a Colômbia.
A paz da Colômbia é assunto de todos.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)