PC Colombiano, Comitê Central do PCC: A unidade é a chave

Durante os dias 14 e 15 de outubro, reuniu-se em Bogotá, o Comitê Central do Partido Comunista Colombiano, presidido por Jaime Caycedo, Secretário Geral, a senadora Gloria Inés Ramírez, Carlos Lozano, Diretor do VOZ e candidato ao Senado, Rosmery Londoño, dirigente do Caquetá, Eberto Díaz, presidente do Fensuagro e David Martínez dirigente do Meta. O VOZ publica o texto da declaração política.

El Partido Comunista propende por un amplio frente por la paz y la democracia. Foto archivo.

O Partido Comunista aponta para uma ampla frente pela paz e pela democracia. Foto arquivo.

O Comitê Central do Partido Comunista Colombiano, reunido em Bogotá, nos dias 14 e 15 de outubro de 2013, após examinar com uma grande quantidade de opiniões acerca da situação política do país, dos importantes avanços das lutas sociais agrárias, do processo de diálogo de Havana, da crise política em desenvolvimento, das importantes conclusões do Copan da Marcha Patriótica e das perspectivas de participar do processo eleitoral de 2014:

1. Reafirma o compromisso de continuar incentivando a formação da Frente Ampla pela Paz com Justiça Social, Democracia e Soberania, que permita a convergência em torno de objetivos programáticos de forças políticas, movimentos e processos sociais, como a mais clara contribuição à formação de um agente de pensamento unitário e transformador da realidade nacional, para além da conjuntura eleitoral.

2. Reafirma sua decisão de participar com identidade e candidatos próprios das eleições de 2014, com base nas listas unitárias e acordos programáticos que incluam o apoio à busca da paz democrática, à superação do modelo econômico e social neoliberal, ao conjunto de reformas: agrária, urbana, da saúde e da educação que fortaleçam o público; à reforma política e eleitoral; à convocatória de uma Assembleia Constituinte e à formação de um governo democrático, pluralista e de ampla coalizão popular.

3. Ante a estreiteza excludente e crescente do sistema político, as candidaturas comunistas serão identificadas pelos critérios programáticos acima enunciados, considerarão as particularidades regionais, as das circunscrições etno-sociais e dos compatriotas no exterior, além de defenderem o direito a expressão de sua voz. Seu objetivo será o apoio ao candidato ao senado Carlos A. Lozano Guillén. Em perspectiva presidencial, o PCC reafirma a busca de acordos pelo apoio a uma candidatura alternativa.

Quinto Congresso da UP

4. Respalda e impulsiona a realização do 5° Congresso Nacional da União Patriótica e levará a proposta de restaurar seu caráter de movimento político pela paz, a transformação democrática, o direito da esquerda a ser governo e a exigência de plenas garantias para atuar na vida política. Neste sentido, se reforça seu permanente trabalho contra a impunidade em favor das vítimas, sua luta pela verdade, justiça, reparação e garantia de não repetição. Na condição e por sua autoridade moral, a UP é, necessariamente, um agente de convocação da Frente Ampla e de acordos unitários.

5. Saúda as mobilizações populares que rodeiam a greve agrária, a MIA, o CNA, as Dignidades; exige o esclarecimento pleno das mortes, violações dos direitos humanos e os julgamentos arbitrários; repudia os novos projetos de criminalização do protesto e as manobras ditatoriais do governo nas mesas de negociação; apoia e impulsiona a iniciativa  da Cúpula Nacional Agrária e Popular de caráter unitário; respalda a Minga Social Indígena na mobilização desde 14 de outubro, as marchas estudantis e atividades promovidas pela MANE; destaca o significado de tarefas como o Festival Nacional da Juventude, que acontecerá em Bucaramanga, preparatório do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes em Quito, Equador; e a grande mobilização popular promovidas pelas Mulheres pela Paz, marcada para 22 de novembro em todo país.

6. Reafirma a importância central do processo de paz entre o governo e as FARC-EP e denuncia o atraso para dar início ao diálogo com o ELN; assinala que a via do diálogo, sem pausas nem interrupções por motivo de eleições, é o caminho para a conquista de acordos; reitera sua posição a favor de uma trégua bilateral como cenário mais favorável e sua convicção de que a ampla intervenção popular, cada vez mais propositiva e agregadora, é a garantia de que os processos de paz avancem com passos afirmativos.

7. Saúda os povos e governos amigos da América Latina e do mundo e os convida a acompanhar solidariamente a busca da paz e os passos unitários do povo colombiano por seu direito à liberdade, à igualdade e à felicidade.

Comitê Central

Partido Comunista Colombiano

Bogotá, 15 de outubro de 2013

Fonte: http://www.solidnet.org/colombia-colombian-communist-party/colombian-cp-comite-central-del-pcc-la-unidad-es-la-clave-sp

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)