Intelectuais e líderes sociais: Solidariedade com Francisco Javier Toloza Fuentes
Por que é importante?
O professor universitário Francisco Javier Toloza é Politólogo da Universidade Nacional da Colômbia, com estudos de Especialização em Direito Constitucional, Mestrado em Sociologia na mesma Universidade e doutorando em Estudos Políticos da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM), na Argentina. Tem desempenhado atividades docentes nas principais universidades do país, em história e teoria política. Na Universidade Nacional da Colômbia e na Universidade Autônoma da Colômbia, é reconhecido pelas cadeiras relacionadas à História da Colômbia, Análise do Contexto Social e Político, assim como por seu conhecimento referente à História do Conflito Armado no país.
Este último tema é fundamental em sua história acadêmica, pois seus textos sobre a história das lutas sociais e as organizações políticas de esquerda, e sobre a história das organizações insurgentes, são de necessária consulta para o estudo e a compreensão do conflito social, político e armado que vive a Colômbia, assim que suas elaborações se constituem numa contribuição substancial a partir da academia para a solução política da guerra que enfrenta o país.
Sua dissertação de Mestrado em Sociologia foi qualificada como Meritória, intitulada: De la combinación a la interacción. Replanteamientos en la tesis de la combinación de todas las formas de lucha en el PCC Y Las Farc-EP (2008) (Da combinação à interação. Reformulações na tese da combinação de todas as formas de luta no PCC e as FARC-EP) . Também se caracterizou por sua destacada participação no grupo de Investigação em Segurança e Defesa com sua participação na publicação do livro FARC-EP Temas y Problemas Nacionales 1958-2008 (FARC-EP Temas e Problemas Nacionais 1958-2008), com o artigo: “Son las FARC-EP un actor político? Una Mirada desde tres clásicos de la Teoría Política” (2009) (“São as FARC-EP um ator político? Um Olhar a partir de três clásicos da Teoria Política”).
Seu trabalho como professor se destacou ao ocupar as Cátedras “Esquerda política e democracia na Colômbia” e “Economia e Sociedade: A Análise Marxista”, na Faculdade e Direito e Ciências Políticas da Universidade Nacional. Da mesma forma, é de reconhecimento sua participação na “Cátedra José Martí de pensamento latino-americano” e sua assessoria na criação da “Cátedra Eduardo Umaña Luna” (2013).
O trabalho formativo deste investigador e docente universitário não se limita às instituições de educação superior. Seu compromisso social se concretizou no acompanhamento como dirigente na formação e consolidação de diferentes organizações sociais, particularmente as sindicais. Neste campo, é coautor do livro Hacia una conciencia transformadora sobre una experiencia sindical en Colombia (Para uma consciência transformadora sobre uma experiência sindical na Colômbia) e foi coordenador dos módulos sindicais em: Economia, Organização, Direito e Comunicações, editados pela Intersindical Catalã e SINTRAUNAL no ano de 2008. Também orientou o projeto de inovação pedagógica em formação sindical, de quem foi seu Coordenador Editorial e Pedagógico, na elaboração dos materiais dos Módulos de Formação CUT-Nacional.
Francisco Javier Toloza é um reconhecido dirigente social e político, entregue plenamente às causas humanistas, na busca pela justiça social e pela paz da Colômbia. Por isto é inaceitável que, numa conjuntura de processo de paz, se mantenha a perseguição política e a repressão sobre os líderes sociais de esquerda. Como intelectuais e líderes sociais fazemos um chamado à solidariedade da comunidade internacional e denunciamos publicamente os falsos positivos judiciais, que querem silenciar a consciência, a memória e a verdade histórica deste país açoitado pela violência. Pensar não é um crime. Exigimos a liberdade imediata de nosso colega, companheiro e amigo Francisco ‘Pacho’ Toloza.
Petição:
Agencia Bolivariana de Prensa – ABP Notícias
Intelectuais e líderes sociais solicitam Solidariedade com Francisco Javier Toloza Fuentes.
Apoie assinando a seguinte petição:
“Francisco Javier Toloza é um reconhecido dirigente social e político, entregue plenamente às causas humanistas, na busca pela justiça social e pela paz da Colômbia. Por isto é inaceitável que, numa conjuntura de processo de paz, se mantenha a perseguição política e a repressão sobre os líderes sociais de esquerda. Como intelectuais e líderes sociais fazemos um chamado à solidariedade da comunidade internacional e denunciamos publicamente os falsos positivos judiciais, que querem silenciar a consciência, a memória e a verdade histórica deste país açoitado pela violência. Pensar não é um crime. Exigimos a liberdade imediata de nosso colega, companheiro e amigo Francisco ‘Pacho’ Toloza”.
Fonte: https://www.facebook.com/pages/Agencia-Bolivariana-de-Prensa-ABP-Noticias/252322274918457?ref=stream
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)