ABRAÇAMOS SOLIDARIAMENTE FRANCISCO TOLOZA E CLAMAMOS POR SUA LIBERDADE

A Izquierda Revolucionaria-IR da República Dominicana expressa sua indignação pela prisão abusiva e pela tentativa de criminalização da atividade política e intelectual do destacado dirigente Movimento MARCHA PATRIÓTICA Francisco Javier Toloza.

Nada justifica uma ação dessa natureza, tão bruta como perversa. Menos ainda em momentos em que são abordados nos diálogos de paz, com bastante sucesso, os temas da participação política e dos direitos da oposição ao regime estabelecido.

Tal conduta do governo de Manuel Santos, acompanhada de muitas ações repressivas, incluindo os assassinatos de dirigentes sociais, revela que existe muito de simulação e de moral dupla nos comunicados e iniciativas oficiais a favor da paz e da democracia. O despotismo está na medula da classe dominante-governo colombiano, sempre subordinados aos desígnios imperiais.

Somente a mobilização popular na Colômbia, combinada com a mais ampla e diversa solidariedade, pode deter esse perigoso curso repressivo revestido de hipocrisia e salpicado de artimanhas que visa sabotar a saída política ao conflito social armado.

Apenas um intenso clamor interno e mundial pela liberdade pode obrigar um governo que procede dessa maneira a suspender essa repudiável arbitrariedade e as más intenções envolvidas.

A IR está decidida a contribuir com a formação dessa torrente democratizante, abraçando solidariamente Pacho Toloza e exigindo com firmeza sua liberdade e a de todos/as os/as colombianos/as processados/as por razões políticas.

A IR conclama todas as forças comprometidas a nível nacional e mundial com a democracia a contribuírem com a derrota nas ruas e praças, com a razão e a verdade, desta provocação despótica, obstrutora do processo para a paz ansiada.

Frente Popular Aniana Vargas-FEPAV, Rafael Jiménez Abad/Movimiento Caamañista-MC, Narciso Isa Conde/Movimiento Popular Dominicano-MPD, Brígido Peguero/Fuerza Popular Duartiana FPD, Albania Alvarado- /Movimiento Restaurador Socialista-MRS, Catalino Archivald/Liga Socialista de los Trabajadores/Congreso/Unitario de Revolucionarios y Revolucionarias (LST-CURR), José Aracena/.

INDEPENDIENTES: Ángel Landis Mercedes,  Juan Pablo, Felipe Lora, Kirsy Mota, Papito Rafael Jiménez Pérez, Milciades Geraldo, Milagros Hungría…

7-1-2013 Santo Domingo, RD.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)