Os grandes crimes de Francisco Toloza!
Vejam no vídeo abaixo como foi arbitrária a prisão de Francisco Toloza, responsável pelas Relações Internacionais da Marcha Patriótica. Logo nos primeiros momentos, ele dá o tom de sua palestra:
“O grande sonho dos colombianos e de toda a América Latina é alcançar e construir a paz e uma solução política para a Colômbia”.
À primeira vista, a prisão parece uma contradição do governo colombiano, que enche a boca para falar em paz e está dialogando com as FARC, em Havana.
A prisão é arbitrária, mas coerente com o terrorismo de estado colombiano. Trata-se de tentar cassar a palavra da Marcha Patriótica na América Latina, onde Toloza era um porta-voz da paz com justiça social em seu país.
Na palestra, Toloza ousa dizer que seu povo não quer uma paz a qualquer preço, pois ela só será possível com a superação dos graves problemas sociais, econômicos e políticos que deram origem ao conflito e que persistem e se agravam.
É esse discurso que Manuel Santos, presidente da Colômbia, não quer ouvir. Principalmente, não quer que outros ouçam!
Na acusação formal que a Procuradoria colombiana faz a Toloza, há a grave denúncia de que ele se reuniu com os perigosos Adolfo Pérez Esquivel (Prêmio Nobel da Paz) e José “Pepe” Mujica, Presidente do Uruguai).
Quantos crimes!
(Vejam o vídeo com palestra de Francisco Toloza, no Fórum pela Paz na Colômbia, Porto Alegre, 2013)