Partido Comunista Paraguaio saúda o XV Congresso do PCB
Recebam de seus camaradas paraguaios do PCP uma fraterna e entusiasta saudação por conta da realização de seu XV Congresso.
São muitas as histórias de luta e solidariedade que nos unem revolucionariamente à luta dos comunistas brasileiros. Recordamos, por exemplo, a vinda solidária do camarada Ivan Pinheiro ao nosso Congresso Popular, em junho de 2009, quando o PCP, através do querido Ananías Maidana, alertava sobre o plano da embaixada norte-americana de promover um golpe de estado em nosso país. Infelizmente esse plano foi concretizado em 22 de junho de 2012, uma semana após o Massacre de Curuguaty, onde foram assassinados 11 camponeses e 6 policiais. Tal ação foi montada pelo imperialismo e executada pela oligarquia paraguaia, visando interromper a ordem democrática e avançar em seu plano de saquei e rapina.
A partir desse duro golpe, que é antes de tudo um golpe ao processo de integração e recuperação da soberania dos povos do continente, as forças revolucionárias e o movimento popular do Paraguai vem suportando os embates ao modelo neoliberal traidor combinado com uma política repressiva com claros sinais de terrorismo de estado.
É por isso que nos alegra saber que os camaradas do PCB reforçam suas fileiras com um Congresso do qual sairão mais unidos e combativos para seguir pelo caminho da transformação social, que não é outro que o socialismo para os povos do mundo.
Um forte abraço e desejos de sucesso!
Comissão Política
Partido Comunista Paraguaio
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)