PARTIDO COMUNISTA ARGENTINO SAÚDA O PCB

imagemQueridos camaradas do PCB,

Entre os dias 18 e 21 deste mês ocorrerá o XV Congresso Nacional do PCB. Envio-lhes minha fraternal saudação com o desejo de sucesso na atividade programada.

Atualmente, vivemos um momento muito grave a nível mundial. O imperialismo norte-americano, junto de seus sócios-vassalos da OTAN, lançou uma ofensiva desesperada abarcando todos os continentes, utilizando a via político-militar para combater sua acrescente debilidade econômica e sua podridão social interna.

Os acontecimentos da Ucrânia nestes dias e a tentativa de bombardear a Síria em setembro do ano passado demonstram tal prática.

Na América Latina o centro de sua agressão é a zona colombiana-venezuelana, onde buscam desestabilizar e, depois, derrotar o governo de Maduro e encurralar e, depois, desarmar os combatentes das FARC.

Ao mesmo tempo, o ciclo dos governos progressistas vai se esgotando. Da Argentina ao Brasil, passando pelo Equador, os jogos sinuosos destes progressistas terminaram por desgastá-los. No caso venezuelano, estamos nos aproximando rapidamente de um ponto crítico: ou bem o processo popular se transforma numa revolução anticapitalista, abrindo audazmente o caminho socialista, ou bem esse país sofrerá as consequências do caos provocado pelo imperialismo e a burguesia local, que empreendem a via fascista. O caminho da paz na Venezuela, a única forma de evitar a chamada “guerra civil”, passa pela revolução socialista, pela mobilização revolucionária das massas populares varrendo, esmagando as resistências burguesas.

Em toda a América Latina, agora mais do que nunca, a via da revolução aparece como a opção possível para enfrentar a ameaça imperialista.

Recebam um forte abraço comunista e revolucionário,

Jorge Beinstein.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria