Na Suíça: Solidários com os diálogos de paz e lutas camponesas na Colômbia

Por Eliecer Jiménez Julio

Ações solidárias de apoio aos diálogos de paz entre o governo colombiano e a insurgência das FARC-EP, de respaldo e solidariedade à greve nacional agrária e de protesto e denúncia contra o governo colombiano pela violação dos direitos humanos ocorreram em Genebra, Suíça.

A primeira destas manifestações solidárias se deu no dia 1° de maio, quando dirigentes colombianos agrupados em Onyva desfilaram junto aos trabalhadores suíços portando cartazes e distribuindo panfletos sobre as lutas populares levadas a cabo no país sul-americano e, também, sobre a repressão do governo contra os milhares de manifestantes camponeses que exigem reivindicações e melhores condições de vida e se opõem aos TLC.

Da mesma forma e com o objetivo de continuar o protesto contra o governo colombiano, no sábado, dia 3 do presente mês, ocorreu uma caravana ciclista pela paz com justiça social na Colômbia que, segundo um de seus organizadores, Pedro Osorio, de Onyva, “foram realizadas três paradas: uma nas praças de Bastiones, pelo simbolismo que representa para a história suíça; outra na Missão Diplomática Colombiana, por representar o governo que é acusado de responsável pela Guerra empreendida pelo Terrorismo de Estado, perseguição contra a população e contra a oposição política e social nessa nação, frente a qual se realizou um motim solidário com a greve nacional agrária, realizada na Colômbia, encabeçado por um cartaz com um grande grupo de ciclistas participantes, onde dezenas de turistas internacionais se uniram ao evento; e, finalmente, a chegada em ritmo de festa à Plainpalais, na esquina emblemática da Pedra da Resistência contra a Guerra. Este evento ciclístico não teve nenhum perfil de competição desportiva. Sua motivação foi colocar no olhar lúdico desportivo do cidadão suíço, a existência de um conflito social e armado na Colômbia e manifestar apoio às conversações de paz que se desenvolvem em Cuba.

Sobre os participantes, é possível dizer que o número chegou a mais de 100. A bandeira do arco-íris, símbolo da paz mundial, foi transportada e agitada por um bom número dos ciclistas, foi vista junta com a colombiana em todas as paradas. É importante ressaltar a união das associações ALMA, da Universidade de Genebra, Colômbia Vive, Aipazcomun, partidos políticos, como o MVRC, da Suíça, e a União Patriótica, seção Suíça, aos quais se somaram jovens, crianças, mulheres e pessoas da terceira idade, todos reivindicando a paz com justiça social e solidários com as lutas agrárias e populares, que demandam a liberdade dos 10 mil prisioneiros políticos na Colômbia”, apontou o dirigente colombiano.

Video: 1° de Mayo en Ginebra:https://www.youtube.com/watch?v=iDJmb12iywc

Fonte: http://pazfarc-ep.org/index.php/articulos/tras-la-noticia/1893-en-suiza-solidarios-con-los-dialogos-de-paz-y-luchas-campesinas-en-colombia.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)