CESSAR FOGO ELEITORAL

As FARC-EP e o ELN de forma reiterada, defendem a necessidade de convocar um cessar-fogo bilateral, que canalize as conversações de paz para uma efetiva e rápida reconciliação entre os colombianos.

A resposta foi o repúdio frontal do regime, argumentando que apenas a ofensiva permanente contra a insurgência pode garantir a paz do paz. “A paz é a vitória”, repetem.

Em contrapartida e a fim de propiciar condições mais favoráveis para os diálogos, decretamos cessar-fogos unilaterais e, paradoxalmente, este generoso feito originou o recrudescimento da ofensiva do regime, ocupando posições desfavoráveis para nossa força.

Hoje, em ocasião do próximo pleito eleitoral à Presidência da República, muitas vozes se levantam, com diversidade de argumentos, solicitando-nos uma nova declaração de cessar-fogo, com a intenção de que o clima político eleitoral se caracterize pela maior ausência de perturbações.

A insurgência não crê no regime eleitoral colombiano; pensamos, assim como milhões de compatriotas, que a corrupção, o clientelismo, a fraude e as manobras sujas de todo tipo conduzem à ilegitimidade de seus resultados e os escândalos que hoje se apresentam dão mais força a nossa razão.

No entanto, consideramos que um clamor nacional tão forte merece ser atendido; o que será visto caso se modifique a linguagem, as ordens dos altos funcionários e dos membros da cúpula militar ou policial com relação a nosso gesto, o que também fazemos como uma luz de esperança para um cessar fogo bilateral.

Portanto, ordenamos todas as nossas unidades cessarem qualquer ação militar ofensiva contra as forças armadas do Estado ou da infraestrutura econômica, a partir das 00:00 horas de terça-feira, 20 de maio, até as 00:00 horas de quarta-feira, 28 de maio.

Pelo EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL: Nicolás Rodríguez. B.

Pelo Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP: Timoleón Jiménez

Montañas de Colombia, 16 de maio de 2014.

Fonte: http://www.pazfarc-ep.org/index.php/noticias-comunicados-documentos-farc-ep/delegacion-de-paz-farc-ep/1907-cese-al-fuego-electoral.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)