Revelado plano para assassinar o Secretário-Geral do Partido Comunista Colombiano

O secretário-geral do Partido Comunista Colombiano, vereador de Bogotá e dirigente nacional do Pólo Democrático Alternativo, o antropólogo Jaime Caicedo Turriago denuncia um plano criminoso para assassiná-lo, organizado por “El Diablo”, lugar-tenente de Álvaro Uribe Velez. Uma fonte bem informada disse que se havia criado um “grupo especial” para matar uma lista de membros da esquerda, especialmente do Pólo Democrático Alternativo, na capital da república, lista negra na qual está incluído o dirigente comunista.”

“Nós não conseguimos apurar quem mais compõem a lista”, disse Jaime Caicedo Turriago à página da Web www.pacocol.org, e acrescentou: “As obscuras intenções desses desconhecidos são a de assassinar-me, em resposta às denúncias comprovadas que fiz sobre a presença de grupos paramilitares em pelo menos metade das localidades de Bogotá.

Toda a informação foi registrada na procuradoria-geral federal, disse o líder popular de esquerda, à espera de uma “imediata” e “exaustiva investigação” que permitia desmascarar os paramilitares, que segundo diz Uribe, estão desmobilizados.

Não é a primeira vez que o camarada Turriago Caicedo é ameaçado, perseguido e assediado por esse produto do estado, chamado paramilitarismo. Deve-se notar com profunda preocupação que este fato está acontecendo ao mesmo tempo em que pelo menos três meses já mataram sete membros do Pólo Democrático Alternativo da Colômbia, incluindo o vereador do Pólo no município de San Pablo Canton, departamento de Chocó, companheiro Rengifo Martínez.

Além disso, o dirigente comunista colombiano, que já foi vítima de um atentado, faz parte dos sobreviventes da União Patriótica, dos quais pelo menos 5.000 foram assassinados no âmbito dos planos sinistros organizados por elementos pára e mesmo no setor militarista reacionário.

A regional do Partido Comunista Colombiano em Tolima, membro do Pólo Democrático Alternativo, denuncia e condena a criminosa posição do regime capitalista neoliberal de tentar assassinar fisicamente a oposição utilizando para isso bandidos organizados, muitos deles apoiados e alimentados por um setor do militarismo e do tráfico de drogas no âmbito da chamada “política de segurança democrática” do presidente Álvaro Uribe Velez.

Toda a solidariedade ao companheiro Jaime Caicedo Turriago e a outros companheiros que supostamente fazem parte dessa lista negra. Da mesma forma, chama a comunidade nacional e internacional para agir, por que a indiferença, o medo e o silêncio são um terreno fértil para que os criminosos continuem a agir livremente, atingindo a todos.

É essencial fortalecer a unidade dos povos, a solidariedade e a luta persistente pela vida e a paz com justiça social.

Ibague, 14 de julho de 2010

http://www.pacocol.org/index.php?option=com_content&task=view&id=5624