As FARC estreiam seu novo Noticiário. Veja na ANNCOL!

Agência de Notícias Nova Colômbia (ANNCOL)

Escrito por Dick Emanuelsson, subdiretor ANNCOL

Criado no Sábado, 04 de outubro de 2014 17:48

Com surpreendente profissionalismo e agilidade, o novo Noticiário Guerrilheiro das FARC-EP, transmitido pela internet, é apresentado. Os “âncoras” são Alexandra Nariño e Boris Guevara. Os repórteres dos eventos, desta primeira edição, são Diana Grajales e Viviana Hernández.

A primeira edição deve sacudir a Caracol e RCN e os demais canais oficialistas, supostamente “independentes”, porque publicam sequências, temas e perguntas que não foram publicados em outros meios.

A pergunta à presidenta da União Patriótica feita pelo repórter e escritor Jorge Enrique Botero, sobre se ela acredita que existem condições para que os guerrilheiros possam se incorporar na vida civil é respondida de forma claríssima: “NÃO!”. Porque continuam os massacres, os assassinatos seletivos e as constantes ameaças aos ativistas do movimento popular colombiano.

Os companheiros guerrilheiros não jogam com a hipocrisia e uma suposta “independência”, se apresentam como são: a serviço das FARC. Assim, apresentam as notícias que não são publicadas nas mídias oficiais na Colômbia ou nas corporações internacionais, como CNN ou Fox, verdadeiros instrumentos a serviço da guerra.

Sem dúvida, chega-se a mesma conclusão, como a ANNCOL há 20 anos, de que os meios de comunicação devem servir à população, em suas diferentes expressões, como instrumento para organizar e armar. Porque, historicamente, as mídias como Caracol, RCN, El Tiempo&Cia foram e são parte desta guerra não declarada ao povo colombiano. Basta apenas escutar as perguntas tendenciosas ao general Luis Mendieta dos periodistas e âncoras do RCN-TV, neste sábado, em seu noticiário às 12.30 horas, sobre quem pode ser categorizado como prisioneiro de guerra ou não. Ou se ele, general Mendieta, considera que os guerrilheiros, que estão há décadas nos cárceres colombianos, podem, segundo seu critério, ser considerados como “vítimas deste conflito”.

Veja o vídeo e escute o que diz o general.

No primeiro Noticiário Guerrilheiro, que foi ao ar há alguns minutos, os colegas informam sobre as seguintes manchetes:

1- As FARC-EP apresentam 6 propostas para reconhecimento das vítimas coletivas.

2- Terceira delegação de vítimas do conflito visitou a mesa de negociações.

3- Vamos nos concentrar na realidade do processo. Coletiva de imprensa Fim do Ciclo 29.

Esperamos com muita ansiedade a segunda edição, que chegará a cada de três dias. Enquanto isso, desfrute de um Noticiário nunca antes visto.

Noticiário: http://youtu.be/BzcWl6ZLTNA

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria