DENÚNCIA PÚBLICA

AMENAÇAS NTIMIDATÓRIAS DE MORTE A DIRIGENTE E A COMUNICADOR SOCIAL.

A MESA AGRÁRIA E POPULAR DE SAN MIGUEL- PUTUMAYO é um espaço de unidade de comunidades campesinas e populares, que velam pelo bem-estar das famílias da região fronteiriça e se manifesta com ações pacíficas ante as instituições do governo local, departamental e nacional, denunciando as vulnerabilidades dos direitos fundamentais e do direito internacional humanitário.

Depois de termos mobilizado, nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2014, camponeses, camponesas e dirigentes populares na ponte internacional, clamando pela paz, pela vida, pela saúde e pela dignidade dos habitantes da região fronteiriça, por CAUSA das fumigações aéreas com o veneno glifosato, nós, porta-vozes da mesa agrária e popular de San Miguel, fomos transformados em pretensos alvos militares dos organismos de inteligência do governo nacional.

FATOS:

No dia 03 de novembro de 2014, na parte da manhã, quando preparávamos a marcha para a ponte internacional, quatro membros da FORÇA PÚBLICA (SIJIN) se infiltraram na marcha, intimidando a comunidade com pistolas e metralhadoras curtas, tentando sabotar a marcha, tirando fotografias e fazendo vídeos com celulares de alta resolução.

Hoje, 11 de novembro de 2014, aproximadamente às 15:25 da tarde, o companheiro JAXON CHAVARRO, no momento em que participava de um programa de rádio na emissora Tropicalidad de la Dorada San Miguel, recebeu uma mensagem de ameaça de morte do número 320- 862-3412, que também ameaçava a vida do companheiro CARLOS CHAPUEL. A mensagem dizia o seguinte:

YASON E CHAPUEL NÃO SÃO MAIS QUE SAPOS DA ESQUERDA SEM TRABALHO. DEDIQUEM-SE A TRABALHAR E DEIXEM DE FOFOCAR OU OS MATAMOS. SE TANTO TRABALHAM PELO POVO, POR QUE NÃO LEVANTAM A VOZ CONTRA ESSES ATOS SELVAGENS QUE A GUERRILHA COMETE, ARRUINANDO O PAVIMENTO, QUEIMANDO AS CASAS DOS POBRES, DERRAMANDO PETRÓLEO SOBRE OS RIOS E CONTAMINANDO A ÁGUA? DEPOIS, LAVAM AS MÃOS CONTANDO UMA HISTÓRIA ABSURDA DE QUE É O GOVERNO O RESPONSÁVEL. PAREM DE ENCHER A CABEÇA DO POVO COM CONTOS IDIOTAS DE GREVES, QUE SÓ TRAZEM RUÍNAS. CASO CONTINUEM FALANDO SOBRE REVOLUÇÃO NESSA EMISSORA MEDÍOCRE, VIREMOS COM TUDO. ESCOLHAM, FILHOS DA PUTA”.

SOLICITAMOS

Que todos os organismos e instituições de defesa dos direitos humanos e do direito internacional humanitário realizem as atividades necessárias para mitigar as possíveis ações contra a integridade dos companheiros dirigentes, gestores de paz da fronteira colombo-equatoriana.

Fonte: http://www.marchapatriotica.org/index.php?option=com_content&view=article&id=2430

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria