Em risco a continuidade do cessar-fogo unilateral
Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 9 de janeiro de 2015
Boletim de imprensa N°14
Em risco a continuidade do cessar-fogo unilateral
Informamos ao país e à Frente Ampla pela Paz, em sua qualidade de verificadores da trégua, que continua a ofensiva militar contra as unidades guerrilheiras que se encontram em cessar-fogo unilateral desde o dia 20 de dezembro passado. Esta atitude de insensata hostilidade, no momento em que o próprio governo insistiu em buscar acordos para acalmar o conflito, além de contradizer o majoritário clamor nacional de paz, coloca em sério risco a continuidade da medida que as FARC-EP decretaram para evitar novas vítimas e aliviar as dores da guerra.
Em 31 de dezembro, uma patrulha do exército assaltou uma unidade da coluna Teófilo Forero na área rural do Município de Algeciras, Huila. Foram capturados Ricardo (gravemente ferido) e um de seus acompanhantes.
O Exército da Base de Miramar de La Unión Peneya (Caquetá), iniciou um deslocamento ofensivo em direção aos acampamentos guerrilheiros da 15 Frente, fazendo registros dos acampamentos abandonados. Existe a iminência de combates.
Em 1° de janeiro, às 10:00, em disposição de assalto, o exército abriu fogo contra um acampamento guerrilheiro da Coluna Jacobo Arenas, caindo em vários campos minados localizados nas adjacências. Os combates se prolongaram das 14:30 até as 15:30. Resultados: 6 militares mortos, um guerrilheiro ferido.
Em 3 de janeiro, o exército que tinha desembarcado em 30 de dezembro passado em Ondas del Cafre, avançou sobre posições da frente 26, caindo em emboscada e campo minado. Foram metralhados por helicópteros. Resultado: 4 militares feridos. Nessa mesma noite, às 23:00 horas, bombardearam a estrada. 01:00 hora, a tropa disparou morteiros de 120 milímetros. Os bombardeios ocorrem dia e noite.
Todas as nossas ações militares tiveram caráter defensivo.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP
Fonte: http://www.pazfarc-ep.org/index.php/noticias-comunicados-documentos-farc-ep/delegacion-de-paz-farc-ep/2364-en-riesgo-continuidad-del-cese-unilateral-del-fuego
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)