Colômbia é Paixão e Genocídio: S.O.S. em 12 capítulos

1. Colômbia é Paixão

A oligarquia colombiana busca encobrir seus crimes; para isso implementa uma cizânia contra a Venezuela e apresenta a  Colômbia uma realidade virtual. Frente a uma campanha midiática que reúne atrações turísticas (incluindo a promoção da sexualidade feminina), atrativos da “segurança para investimentos” e um uso cínico do folclore que enfeita a campanha promocional: um acordeão por aqui, uma maraca lá, um vendedor de frutas aqui, dançarinos de Cumbia lá. Toda a maravilhosa cultura que tem persistido aos massacres e deportações, como uma forma transcendente de gritos de resistência, a cultura de ascendência africano, indígena, mestiça, popular, sempre foi perseguida e desprezada pela oligarquia, essa mesma oligarquia se prostitui na venda da Colômbia.

“Colômbia é Paixão”, proclama a propaganda do regime colombiano … e, Colômbia é Paixão! Grita desesperadamente a e média cada vez mais empobrecida, dirigida ao aderir aos valores chauvinistas, esquecendo por um momento que vivem o inferno, embargadas pelo manipulador de plantão (uma estrela pop mercenária do regime, ou um político disfarçado em trajes típicos) suas mãos ansiosas por um sedativo para a angústia. As mãos são enfeitadas com braceletes da bandeira tricolor amarrada aos pulsos, grilhão cínico que os impede de ver a sua própria realidade … coisa própria do fascismo.

No entanto, embora a frase “Colômbia é Paixão” resuma a implantação de toda a manipulação e chantagem emocional promovida pela oligarquia para encobrir seus crimes, devemos reconhecer que, sim, “Colômbia é Paixão” … Claro que, como acontece com a palavra “Paz”, a definição de “Paixão” varia dependendo de quem o usa …

Colômbia é paixão, porque só a paixão pode explicar porque o povo colombiano ainda segue lutando para sobreviver no meio de um genocídio cometido desde há décadas pelos dirigentes do poder. Deve ser pura paixão pela vida que move milhões de seres humanos tentando sobreviver quando são torturados, mortos e desaparecidos em proporções de pesadelo vitimados pelo terrorismo de Estado. Porque o terrorismo na Colômbia está assentado nas instituições do Estado. Começando pelo exército e sua extensão: a ferramenta paramilitar.

2. Colômbia é obscurantismo

O Estado colombiano persegue, prende e declara “alvos militares” todos que ousam pensar criticamente a Colômbia. A época de obscurantismo. A Colômbia é o país mais perigoso do mundo para  exercer o sindicalismo. Professores, estudantes, jornalistas, sociólogos, líderes agrícolas, ambientalistas, entre outros, abundam nas prisões e nas listas de pessoas desaparecidas.

Com a estigmatização do pensamento crítico, o regime colombiano mantém encarcerados 7.500 presos políticos (1), muitos em condições de extrema tortura (OMCT).

3. A Colômbia é recordista em desaparecimentos forçados

As listas incham cada vez mais: nos últimos três anos houve 38.255 desaparecimentos forçados (2). A “democracia” genocida da Colômbia superou de longe o número assustador de desaparecidos da ditadura Argentina. O crime de desaparecimento forçado cometido pelo estado da Colômbia superou tudo imaginável, e o mundo não se move intensamente em solidariedade com o povo colombiano, torturado … O desaparecimento forçado é um crime que visa silenciar os crimes do Estado, enquanto procura injetar angústia e terror nos sobreviventes, prosseguidos pela paralisia da redenção social. É um crime que afeta os que desapareceram (torturados e assassinados), e que afeta a família e a sociedade como um todo, elas estão privadas de  homens e mulheres com suas próprias ideias. A sociedade envia uma mensagem que persiste com o tempo: “Todos aqueles que pensam, que reivindicam, serão punidos”.

4. A Colômbia e os fornos crematórios do Terrorismo de Estado

O desaparecimento forçado cumpre uma tripla função: calar os apelos por justiça social, enviando-lhes uma mensagem atemporal, e reduzir o número de assassinatos. Na Colômbia, vários chefes paramilitares confessaram que desde os líderes militares e políticos chegavam as ordens para desaparecer “de qualquer forma” as vítimas para não deixar vestígios e impedir que dados de homicídios cresçam desproporcionalmente em áreas urbanas. Vários membros dos grupos paramilitares disseram que utilizaram o uso de  jacarés e fornos crematórios, onde as vítimas eram queimadas, às vezes, ainda vivas: “(…) Ele foi lançado lá vivo (…) O homem que dirigia o forno era chamado de “funerária”, creio que se chamava Ricardo, dois senhores mantinham lareiras e churrasqueiras, que se cobriam com gordura humana”, confessou um paramilitar (3).

5. A Colômbia é a monstruosidade dos “falsos positivos”

Os falsos positivos são assassinatos de crianças e jovens pelo exército colombiano, para em seguida midiatizar seus corpos como “guerrilheiros mortos em combate.” A diretiva presidencial 029 premia com honras militares os cadáveres apresentados. Foram relatados mais de 5.000 casos.

6. Na Colômbia, o pensamento e a empatia são declarados “terroristas perigosos”

Pensar e sentir empatia social tem sido convertidos em um crime por parte do Estado colombiano. Repudiar a barbárie e a criminalidade instalada no governo da Colômbia, custa a vida, por isso muitos optam pelo silêncio cúmplice.

Repudiar a estratégia paramilitar do Estado, ou rejeitar a estratégia de deslocar milhões de pessoas devido aos massacres paramilitares e militares, ou repudiar a fabricação de bombas pela DAS, que, explodindo, plantam “provas” contra seus adversários (4), é algo que é feito a partir do pensamento e sentimento … repudiar a injeção de terror preconizadas pelos instrutores dos EUA, a tortura e o desaparecimento forçado de 250.000 (duzentos e cinquenta mil!) colombianos e colombianas (5), tortura e desaparecimentos que continua diariamente, ou repudiar as bases militares estadunidenses, é algo que é feito por simples sentimentos humanos. E ao fazê-lo, torna-se perante a mídia parte da guerrilha… A oligarquia usa estigma que se estabeleceu para neutralizar o pensamento crítico e a empatia social: neutraliza alegando que apóiam “terroristas”. Mas formam os verdadeiros terroristas, que massacram aldeias inteiras, ou seja, os militares, paramilitares e “norte-americanos” são recompensados com alguns dos terrenos desnudados aos camponeses ou a gestão regional do tráfico de drogas, que funcionam a nível nacional, com o apoio da oligarquia colombiana e da CIA. Este último cobre o tráfico internacional de drogas e utiliza as receitas do uso de drogas para financiar suas operações secretas no continente americano e caribe.

7. A oligarquia que deseja a oligarquia: barbárie e manutenção do Status Quo

As oligarquias não querem que as pessoas pensem. Eles querem um país de traficantes de drogas instalado na presidência (6), querem que a CIA continue a recolher o dinheiro da droga, enquanto a Colômbia coloca os mortos no saldo da pantomima da “luta contra o narcotráfico”, realizada pelos … principais traficantes de drogas? … Eles querem um país entorpecido pelos massacres paramilitares (7), como o álcool e alienação religiosa ultra injetada cúmplice, que isenta igrejas e os fanáticos levando-os a matar não só todos os que pensam sobre as demandas sociais, mas também a todos os que se coloquem minimamente contra a legislação (cruelmente assassinando gays e lésbicas (8) …  Os oligarcas não querem que as pessoas pensem: eles querem um país dócil e assustado por milhares de paramilitares que comandam bordéis de meninas e a violação das alunas rebeldes, ou “vermelhas” ou “guerrilhas”, como eles dizem … Milhares de paramilitares que foram um dia jovens do povo, e hoje são pequenos monstros fascistas esquartejando pessoas vivas, cujos corpos são incinerados nos crematórios, além de lançar-lhes em suas áreas de reprodução de jacarés (9); paramilitares inchados com o fanatismo da religião, do machismo, do anticomunismo, que trucidam o povo colombiano sob o sorriso sinistro de seus mestres da oligarquia, para quem estão “limpando” o país das reivindicações sociais.

A oligarquia reina sobre milhões de servos, graças à ignorância e alienação injetados pelos meios de comunicação de massa que normaliza valores predadores e individualista impostos por seus proprietários. A padronização de uma rede de preconceitos e mecanismos de discriminação que legitima a existência de uma elite em detrimento dos demais. Em cada ser humano pisado e humilhado deve ser cortada a preocupação com a injustiça. Em vez disso, eles devem levá-lo para defender aqueles lhes pisam, pois dá o “privilégio” de poder desabafar contra os mais abaixo na pirâmide. Sem dúvida, este mecanismo perverso é o que explica a ferocidade das torturas paramilitares.

8. A Colômbia e suas filhas prostitutas: entre saques, a pobreza e os privilégios feudais de uma minoria abastada

Os oligarcas querem um país de meninas transformadas em prostitutas siliconadas ao pé dos barões da droga, ou se quiser, nas casas da oligarquia, em suas orgias de terror … Eles querem meninas do meio rural, sem futuro em um campo empobrecido por pulverização de agrotóxicos, pela mineração multinacional, devastado pelos massacres de paramilitares e militares que os querem  famintos e assustados, subsistindo nas más habitações das favelas das grandes cidades para que possam ser usadas como agentes … Meninas de 10, 12 , 13 que irão trabalhar nas casas de e média alta e dos cúmplices da oligarquia, fazendo tudo: até mesmo servir aos filhos e aos donos da casa  para “desafogar-lhes sua masculinidade”… E que necessitam manter esse conjunto de meninas escravas: para jogá-los na rua ao menor sinal de insubordinação, ou quando estão grávidas pelo “desafogo” do dono da casa.

A injustiça social permite aos oligarcas alimentar permanentemente a “produção” de escravos. Use o terror para matar os germes da emancipação que poderia, eventualmente, privá-los de seus privilégios feudais. 68% da população da Colômbia vive na pobreza e na miséria. A concentração da riqueza é um escândalo: a Colômbia é a 11 ª nação mais desigual socialmente do mundo (N.º 11 no Índice Gini de desigualdade), e é um dos países mais desiguais da América. Falamos sobre a existência, segundo dados mais otimistas, de 8 milhões de desabrigados e 20 milhões de pobres (10). Morrem anualmente mais de 20000 crianças menores de 5 anos de desnutrição aguda (dados da UNICEF) de 100 mães grávidas deslocadas, 80 sofrem de desnutrição crônica (11). Simultaneamente e sequencialmente a esta miséria, um banqueiro, Sarmiento Angulo, controla 42% do crédito nacional, com rendimento declarados no valor  de 1.250 milhões de dólares nos últimos dois meses de 2009. (12)

9. Na Colômbia, o cérebro das crianças é desnutrido e atrofiado, mas os negócios vão de vento em popa

Paul Martin, representante da UNICEF para a Colômbia, apresentou em Maio de 2009, de que maneira o desenvolvimento do cérebro da criança é prejudicado pela desnutrição, mostrando a gravidade da situação nas crianças da Colômbia: “Temos 12% das crianças na Colômbia com um problema de desnutrição crônica (…) Eles vão sofrer fisicamente e mentalmente, 12% destes nunca terão a oportunidade de contribuir com 100% do seu potencial humano para o desenvolvimento do país (…) Porque nós sabemos que 90 % da capacidade do ser humano se desenvolve em seus três primeiros anos, e sabemos que meninos e meninas que estão subnutridas antes da idade de três anos nunca serão capazes de recuperar essa parte da sua capacidade humana, essa vital etapa de suas vidas (…) Em um raio-X do cérebro de uma criança bem nutrida pode se ver que o cérebro é muito denso, com muitas interconexões, e ao lado dele, o cérebro de uma criança gravemente desnutrida é fino, você pode ver os buracos, mesmo na área do cérebro em si, este é o dano físico causado pela desnutrição, que infelizmente não podem ser recuperados. “(13)

Paul Martin fez uma pergunta-chave: “A pergunta que devemos nos fazer é: queremos um país de crianças bem nutridas com o cérebro capaz de aprender? Ou uma nação de cérebros desnutridos e atrofiados (…)?” Sua pergunta foi retórica, espera-se que, com uma pergunta similar feita a qualquer ser humano, ele seja fortemente a favor de um país de crianças alimentadas com cérebros não atrofiados… Mas, apesar destas advertências, as grandes fortunas nacionais e multinacionais têm multiplicado seus lucros na Colômbia graças ao saque de milhões de camponeses de suas terras, a privatização da saúde e outros serviços, a cobrança de juros usurários, os preços mais elevados para gêneros de primeira necessidade, pagamento de salários que são uma verdadeira miséria, o estabelecimento de zonas livres de impostos para os capitalistas e a utilização de fundos públicos para financiar o setor bancário e imobiliário privado de grande porte (caso Agro Ingreso seguro (14), etc. Os ganhos na Colômbia tem sido tão suculentos para a oligarquia no último período (enquanto a maioria das pessoas estava mergulhada na pobreza), que os bilionários Mario Santo Domingo e Sarmiento Angulo, ambos do grupo privilegiado de 1 125 bilionários no mundo, aumentaram suas fortunas drasticamente. Santo Domingo possui 6 bilhões de dólares: 2 bilhões auferidos no ano passado, e subiu para a posição 123 das grandes fortunas do mundo. Por sua parte, Sarmiento Angulo saltou 150 lugares na lista dos ricos mais ricos do mundo, movendo-se do posto 285 para 135, com uma fortuna de 5,6 bilhões de dólares: aumentou no ano passado sua fortuna em 3,2 bilhões de dólares (15).

Comemore suas vitórias em um país convertido em um campo de concentração, onde não faltam os fornos crematórios ou valas comuns. Enquanto a oligarquia comemora seus lucros, milhões de crianças vão ver suas esperanças frustradas pelo desenvolvimento empobrecimento correlacionado com a acumulação de capital em poucas mãos.

10. A Colômbia é uma vala comum que cresce em meio à passividade internacional

Dada esta situação de desigualdade social e o empobrecimento crítico, a reivindicação social é uma necessidade, mas a resposta do Estado e dos grandes monopólios é aumentar o ritmo de empobrecimento e de Terror. Milhares de corpos de opositores, camponeses, estudantes, sindicalistas, lideranças populares, são enterrados em valas comuns em toda a geografia colombiana. Foi descoberta recentemente na Colômbia a maior fossa comum das Américas, apesar da descoberta terrível ter sido quase nulificada na mídia de massa da Colômbia e do mundo (16). Ela contém os restos mortais de pelo menos 2.000 pessoas. Os habitantes da região, tendo sido alertado por vazamentos de cadáveres apodrecidos na água potável, e tinha-se queixado em várias ocasiões, porém havia sido em vão … porque a acusação não chegou a ser investigada. Foi graças à perseverança das famílias das pessoas desaparecidas e,a visita de uma delegação britânica para observar a situação dos direitos humanos na Colômbia, em dezembro de 2009, que se conseguiu desvendar este crime enorme cometido por agentes militares de um Estado que garanta sua própria impunidade. Desde 2005, o exército tinha enterradas milhares de pessoas lá, sepultadas sem nome.

Os massacres foram utilizados pelo Estado para impedir as demandas sociais e para obter o deslocamento maciço das populações: desta forma, mudaram de suas terras mais de 4,5 milhões de pessoas (17), que deixaram mais de 10 milhões de hectares (18). Depois dos bombardeamentos e massacres, a terra é esvaziada de seus habitantes, que se rendem à cobiça das corporações multinacionais e dos latifundiários que são co-financiadores dos paramilitares.

11. Colômbia é aberrante soldados que defendem os passos

Os oligarcas querem os jovens no seu exército de morte, mudam suas vidas ao inscrever-se para conseguir uma bolsa de estudos para um de seus irmãos, por uma promessa de ajuda à habitação, pela operação médica de que eles precisam para salvar alguém da família … dar-lhes as migalhas do que a mesma oligarquia e as multinacionais, o seu parceiro no assalto, roubaram do país. Os recrutam em troca de dar a eles algo que são seus direitos humanos fundamentais: saúde, habitação, educação básica … aqueles que foram encomendados para converter um privilégio indisponível para a maioria … a menos que eles concordem em ser sua carne para canhão …

Inscrever os meninos nos grupos em dezenas de milhares no exército, dando as vidas para as máquinas de moagem lubrificadas pela injustiça social … (19). Os recrutam através do mecanismo de serviço militar obrigatório, que dificilmente podem evitar uma vez que sem o Livro Militar não podem graduar-se, ou ser contratados, e aqueles que escapam são caçados pelos ataques em áreas urbanas e rurais. Então, os cooptam por abjeta chantagem com base em suas necessidades econômicas. Assim, os jovens do povo, acuados pelas necessidades, tornam-se os soldados do exército que protege aqueles que excluem o próprio povo de uma vida digna. Incongruente ao serviço de soldados, praticam saques, e o empobrecimento econômico facilita a penetração do exército e os massacres: um exército de bárbaros que assassinam aldeias inteiras para privar os camponeses. A oligarquia não emite um único filho seu ser um soldado de um exército absurdo de pobres que protege os ricos.

12. A Colômbia é um saque bem custodiado. Montanhas mortas e rios envenenados

Enquanto os filhos da oligarquia permanecem em seus clubes privados, em seus desfiles de moda de alta costura, ou vão passear na sua amada Europa, os filhos do povo irão proteger os oleodutos, as multinacionais, a rede rodoviária para as multinacionais retirem toneladas de carvão, ouro, níquel, além de outras riquezas, não pagando impostos, e ainda mais ridículo: ter a riqueza no exterior, deixando as montanhas mortas, envenenado rios, aldeias massacradas … Os filhos do povo serão inscritos no exército para proteger zonas francas industriais, culturas de óleo de palma para fabricação de pneus, produzir combustível para veículos do “primeiro mundo”, estes mega-lavouras que são o resultado da desapropriação da terra para subsistência de milhões de camponeses, os afro-descendentes e indígenas .

Os filhos de pessoas serão inscritas em um exército que protege a evacuação de toneladas de madeira proveniente da Colômbia, milhares de árvores mortas, destruindo ecossistemas, vidas destroçadas flutuando sobre a rede fluvial e rolando na rede rodoviária do IRSA … Terrível ironia! O espólio roubado está guardado pelo próprio espoliado … Então, os navios enormes à espera de madeira com a boca aberta assim como as fronteiras do país massacrado … Esta máquina oleada de saque, protegida por sua própria gente saqueada, está é a ironia máxima … Muitos filhos dos pobres morrem protegendo o aberrante status quo que os escraviza. Os oligarcas da Colômbia querem o seu feudo para sempre, e querem a todo o povo empobrecido até a medula, enquanto eles acumulam sua fortuna através de massacres e genocídios…

NOTAS:

(1) O regime colombiano mantém encarcerados 7.500 presos políticos: http://www.arlac.be/A2009/2009/Tlaxcala.htm . Campanha européia 2009-2011 pela libertação dos presos políticos na Colômbia. São 7500, em sua maioria presos de opinião e ativistas sociais. As associações e pessoas do mundo que queiram apoiar a campanha pela libertação dos presos políticos na Colômbia, são bem-vindas. Para assinar clique aqui: http://www.tlaxcala.es/detail_campagne.asp?lg=es&ref_campagne=14&nbsp

(2)http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/71765-NN/colombia-registra-mas-de-38-mil-personas-desaparecidas-en-tres-anos/

(3) «Na Colômbia tem-se utilizado fornos crematórios para desaparecer os rastros de pessoas assassinadas ou para queimar pessoas vivas. São levadas pelos paramilitares por instrução do exército e da polícia». Senadora Piedad Córdoba: http://www.piedadcordoba.net/piedadparalapaz/modules.php?name=News&file=article&sid=3345&mode=thread&order=0&thold=0

http://www.elespectador.com/noticias/paz/articulo197845-piedad-cordoba-denuncio-hornos-crematorios-paras-desaparecer-cadaveres-d

Paramilitar Mancuso reitera que ‘cremaron’ víctimas para bajar estadísticas: http://www.elespectador.com/noticias/judicial/articulo138469-mancuso-reitera-cremaron-victimas-bajar-estadisticas

Estado Colombiano emula crimes nazistas: Paramilitares e Fornos Crematórios… http://www.kaosenlared.net/noticia/estado-colombiano-emula-crimenes-nazis-paramilitares-hornos-crematorio

http://bloguerosrevolucion.ning.com/profiles/blogs/viaje-a-los-hornos-crematorios

http://carlosmora.wordpress.com/2009/05/22/hornos-crematorios-principal-arma-de-guerra-de-paramilitares-en-colombia/

(4)DAS, policia secreta implicada em montagens judiciais e em atentados com explosivos, segundo testemunhos e documentos do próprio DAS: http://www.kaosenlared.net/noticia/poner-bombas-servicios-publicos-no-chuzada-denunciar-escandalo-das-rea

http://www.rpasur.com/ElmayorescandalodeespionajedelahistoriadelDAS.html

DAS, a policia secreta: http://www.youtube.com/watch?v=VfnkGqy4-tE&feature=player_embedded

(5) Na Colômbia o terrorismo de Estado desapareceu com 200.000 pessoas segundo as últimas cifras compiladas e segundo a denúncia de Piedad Córdoba (2010):http://www.rebelion.org/noticia.php?id=104558&titular=piedad-c%F3rdoba-denuncia-la-pasividad-internacional-y-pide-que-se-condicione-el-tlc-con-europa-http://www.kaosenlared.net/noticia/celebrado-ii-congreso-mundial-desaparicion-forzada-colombia-sos-desapa

Colômbia: Segundo Congresso Mundial de Desaparición Forzada: http://www.youtube.com/watch?v=YNQgkbV12tU

(6) Informe secreto de la Agencia de Inteligência de Defensa de EEUU (U.S. Defense Intelligence Agency, DIA), del 23 de septiembre de 1991, acerca del presidente Uribe Vélez y su relación con el narcotráfico, designándolo como el narcotraficante número 82. Informe desclasificado el 1 de agosto de 2004 en cumplimiento de un Acto de Libertad de Información (Freedom of Information Act) interpuesto en el mes de agosto de 2000 por The National Security Archive, grupo de investigación no gubernamental establecido en la Universidad George Washington: “82. Álvaro Uribe Vélez – un político y senador colombiano dedicado a la colaboración con el cartel de Medellín en altos niveles del gobierno. Uribe estuvo vinculado a negocios involucrados en actividades de narcotráfico en EEUU. Su padre fue asesinado en Colombia por sus conexiones con los narcotraficantes. Uribe ha trabajado para el cartel de Medellín y es un cercano amigo personal de Pablo Escobar Gaviria. Participó en la campaña política de Escobar para obtener el cargo de suplente de Jorge Ortega. (…)” . PAG81:http://www.arlac.be/2007/AUV.htm

(7) Informe de la Fiscalía de Justicia y Paz febrero 2010; paramilitares aseguran haber perpetrado 30.470 asesinatos en unos 15 años: http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/66984-NN/ex-paramilitares-colombianos-reconocen-haber-cometido-cerca-de–30-mil-500-asesinatos/

(8) La Estrategia Estatal Paramilitar descuartiza a los homosexuales. VIDEO-denuncia: http://www.youtube.com/watch?v=ZfLqZ2q0zBk&feature=player_embedded

http://www.kaosenlared.net/noticia/colombia-estrategia-estatal-paramilitar-descuartiza-homosexuales-video

(9) Testimonios de paramilitares, de sobrevivientes y los resultados de los equipos forenses evidencian que la Estrategia paramilitar del Estado diseñó un método para descuartizar a seres humanos: dictando “cursos” utilizando a personas vivas llevadas hasta sus campos de entrenamiento. Francisco Villalba, el paramilitar que dirigió en el terreno la barbarie del Aro (Antioquia), en la que torturaron y masacraron a 15 personas durante 5 días, revela detalles de esos “cursos”: “Eran personas que llevaban en camiones, vivas, amarradas (…) Se repartían entre grupos de a cinco (…) las instrucciones eran quitarles el brazo, la cabeza… descuartizarlas vivas (…) Ellos salían llorando y le pedían a uno que no le fuera a hacer nada, que tenían familia” http://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-3525024 …“Cursos de descuartizamiento” para adiestrar a los paramilitares en su función más específica: infundir terror en la población, para lograr “disuadir por el terror” y lograr desplazar a los sobrevivientes que habían presenciado las masacres.

Así se expresó el paramilitar HH, refiriéndose al ejército de Colombia: “Nosotros éramos ilegales y son más culpables ellos que nosotros, porque ellos representaban al Estado y estaban obligados a proteger a esas comunidades y nos utilizaban a nosotros. Nosotros cometimos muchos homicidios y tenemos que responder, pero ellos también deben responder…” ‘H.H’ revela vínculos con Byron Carvajal y Rito Alejo del Río: http://www.elespectador.com/noticias/judicial/articulo116951-alias-hh-revela-vinculos-de-auc-byron-carvajal-y-rito-alejo-del-rio

HH confiesa más de 3000 asesinatos; será extraditado para callar los nombres de los autores intelectuales:http://www.kaosenlared.net/noticia/paramilitar-confiesa-mas-3000-asesinatos-sera-extraditado-para-callar-

(10) El estudio de la Misión para el Empalme de las Series de Empleo (MESEP), Pobreza y Desigualdad 2009, contabilizó ocho millones de colombianos en la indigencia y 20 millones de pobres. En las zonas rurales, de cada 100 hogares 65 son considerados pobres y 33 viven en la indigencia. http://www.abpnoticias.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2446&Itemid=90

http://www.elcolombiano.com/BancoConocimiento/I/informe_sobre_pobreza_e_indigencia/informe_sobre_pobreza_e_indigencia.asp

(11) En Colombia mueren anualmente más de 20 mil niños menores de 5 años por desnutrición aguda, de cada 100 madres desplazadas gestantes 80 padecen desnutrición crónica, UNICEF: http://www.elcolombiano.com/BancoConocimiento/D/desnutricion_infantil_que_no_deja_crecer_/desnutricion_infantil_que_no_deja_crecer_.asp

http://colombia.indymedia.org/news/2009/09/106455.php

Colombia, pobre entre los pobres: http://alainet.org/active/33960&lang=es

(12) Sarmiento Angulo, el empresario mas enriquecido de Colombia es, junto con el puñado de oligarcas entre los que destacan Ardila Lule y Santo Domingo, el promotor mayor de la nefasta “Seguridad Demócrática” del gobierno de Uribe, y, casualmente, a cada una de sus sugerencias, Uribe ha obedecido en un tiempo récord de 24 horas, tal y como hizo cuando Sarmiento Angulo propuso que “el impuesto para financiar la seguridad democrática” fuera permanente y que se extendiera a todos los colombianos: dicho y hecho:http://www.lasillavacia.com/historia/1717

http://noticieroconfidencial.com/?p=11

Colombia: Crecen las ganancias y los beneficios de las grandes empresas http://www.desdeabajo.info/index.php/actualidad/colombia/4850-colombia-crecen-las-ganancias-y-los-beneficios-de-las-grandes-empresas.html

Crisis del modelo neoliberal y desigualdad en Colombia (…) http://www.desdeabajo.info/index.php/fondo-editorial/vertices-colombianos/5779-crisis-del-modelo-neoliberal-y-desigualdad-en-colombia-dos-decadas-de-politicas-publicas.html

http://www.portafolio.com.co/economia/finanzas/ARTICULO-WEB-NOTA_INTERIOR_PORTA-7480367.html

Publicado el 15 de febrero de 2010: Ganancias del sector financiero llegaron a $8,5 billones. http://www.elespectador.com/articulo187857-ganancias-del-sector-financiero-llegaron-85-billones

(13) Paul Martin, Representante de UNICEF para Colombia: “Tenemos 12% de los niños de Colombia con un problema de desnutrición crónica (…) Van a sufrir física y mentalmente: nunca este 12% va a tener la oportunidad de contribuir con el 100% de su capacidad humana (…)Porque sabemos que el 90% de la capacidad del ser humano se desarrolla en sus primeros 3 años, y sabemos que los niños o niñas que están desnutridos antes de la edad de 3 años nunca serán capaces de recuperar esta parte de su capacidad humana. (…) En una radiografía del cerebro (…)” http://translate.google.es/translate?hl=es&langpair=en%7Ces&u=http://www.unicef.org/colombia/newsletter/mayo-09/eng-pop-news-mayo-09-05.htm

(14) Agro Ingreso Seguro: “Magdalena: La tierra del olvido – Agro Ingreso Seguro”, documental de Contravía: http://www.youtube.com/watch?v=LOhOYmWd5W8&feature=player_embedded

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=98107

(15) Los billonarios Mario Santo Domingo y Luis Carlos Sarmiento Angulo, ambos del privilegiado grupo de los 1125 billonarios del mundo, aumentaron vertiginosamente sus fortunas. Julio Mario Santo Domingo posee 6.000 millones de dólares: Ganó 2.000 millones de dólares en el último año, y ascendió al puesto 123 de las fortunas más enormes del planeta, el año pasado estaba en el puesto 132.

Sarmiento Angulo, principal accionista del Grupo Aval, dio un salto enorme de 150 puestos, al pasar del 285 al 135, con una fortuna de 5.600 millones de dólares. Sarmiento Angulo aumentó en el último año su fortuna en 3.200 millones de dólares. http://www.semana.com/noticias-economia/rey-reyes/136255.aspx

(16) La mayor fosa común del continente, en la Macarena, departamento del Meta: el ejército habría estado enterrando allí a desaparecidos desde 2005, al menos 2000 cadáveres.http://www.publico.es/internacional/288773/aparece/colombia/fosa/comun/cadaveres

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=99507

(17) MOVICE, Movimiento Nacional de Víctimas de Crímenes de Estado: 4,5 millones de desplazados, 2009:http://www.movimientodevictimas.org/index.php?option=com_content&task=view&id=278&Itemid=64

(18) MOVICE: 10 millones de hectáreas de tierras despojadas a los campesinos, cifras 2009: http://www.movimientodevictimas.org/index.php?option=com_content&task=view&id=274&Itemid=69

(19) Reclutamiento de 17. 216 nuevas víctimas: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=103822

http://www.antimilitaristas.org/spip.php?article3694

*Blog da autora: http://azalearobles.blogspot.com/