PCParaguaio: Estimados camaradas do PCB

A título pessoal e como comunista paraguaio posso adiantar que estou de acordo em que haja negociações de paz, e não um desarmamento unilateral das FARC ante o terrorismo de Estado colombiano que está exportando sua política terrorista para países como Paraguai e que realmente ameaça a outros países do nosso continente, como a Venezuela.

Em nosso país é visível e escancarada a intervenção dos repressores colombianos pela mão da Embaixadora estadunidense Liliana Ayalde, e inclusive de altos personagens do Pentágono como Frank Mora, que esteve em nosso país cerca de una semana para pressionar o Governo para a destituição do Ministro de Defesa General do Exército Luis Bareiro Spaini.

O General Bareiro Spaini havia protestado abertamente contra a descarada intervenção da embaixada norte-americana em apoio do vice-Presidente Dr. Federico Franco, quem advogava o juízo político ao Presidente Lugo.

O General Spaini havia questionado também os acordos assumidos e assinados pelo Ministro do Interior Rafael Filizzola para o assessoramento e a intervenção de militares e policiais colombianos na repressão contra o ¨Exército do Povo Paraguaio (EPP), que é uma provocação criada pelos yanquis e os chefes mafiosos, como pretexto para perseguir os camponeses e o movimento popular.

Também o patriota general Bareiro Spaini se opôs a assinatura de um acordo, reeditando um tratado firmado nos tempos do ditador Stroessner em 1961 para que tropas norte-americanas possam atuar abertamente no norte do Paraguai contra o chamado crime organizado.

O Presidente Lugo está cavando sua própria tumba ao ceder ante as pressões do imperialismo norte-americano, vacilando quanto a necessária paricipação do Paraguai na UNASUL, e ao não defender firmemente a incorporação da Venezuela no MERCOSUL.

Saudações fraternas;

Luis Casabianca

do Comitê Central do PCParaguaio

Categoria