Cessar-fogo Bilateral Já

imagemMovimento Político Social Marcha Patriótica Pela Segunda e Definitiva Independência

Bogotá, 08 de julho de 2015. Nós do Movimento Político e Social Marcha Patriótica expressamos nossa enorme alegria ante o novo gesto de paz das FARC-EP de realizar um cessar-fogo unilateral por um mês. Estamos certos que dito gesto contribuirá enormemente para a necessária diminuição do conflito e fortalecerá muito mais o processo de paz que se adianta em Havana, porém que concentra a atenção e a esperança da maioria dos colombianos.

Durante os cinco meses que durou o cessar-fogo unilateral anterior, tivemos a oportunidade de constatar os grandes benefícios que este teve para as comunidades, a economia e o conjunto do país. Muitas vidas salvas, comunidades inteiras que puderam desenvolver seus trabalhos em meio a uma maior tranquilidade e um ambiente muito mais sossegado e propício para o diálogo político que deve nos conduzir à paz.

Chamamos o Governo Nacional para que nesta ocasião saiba responder ante este gesto unilateral e adote medidas urgentes que contribuam para a diminuição mútua do conflito, permitindo avançar em um cessar-fogo bilateral e definitivo. Consideramos que a suspensão de bombardeios pode ser a medida que mais ajude nessa direção, devido à enorme repercussão que estes têm sobre a vida de muitos colombianos, não somente insurgentes, mas também sobre as comunidades indígenas, camponesas e afro-colombianas que vivem nas zonas rurais onde se desenvolve a confrontação. Porque não queremos um milhão de mortos mais. Necessitamos que a paz se concretize. Propomos convocar uma comissão de especialistas internacionais, a subcomissão técnica do fim do conflito colombiano e a sociedade colombiana para avançar no cessar-fogo bilateral de forma urgente.

A Marcha Patriótica se declara em diálogo permanente com o país, com o presidente Juan Manuel Santos, a Procuradoria Geral da Nação, o Procurador, os partidos políticos, a delegação de paz das FARC-EP em Havana e com as diferentes forças sociais e populares para ajudar a afiançar o caminho para a paz.

O que é cada vez mais evidente é que a fórmula de fazer a guerra como se não existisse processo e de fazer o processo como se não existisse guerra, fracassou. Senhor presidente Juan Manuel Santos e Senhores da delegação de paz das FARC-EP, chegou a hora do cessar-fogo bilateral, chegou a hora de parar a guerra e de avançar para a paz com justiça social.
Junta Patriótica Nacional

Quarta-feira, 8 de julho de 2015.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

http://marchapatriotica.org/index.php?option=com_content&view=article&id=2784

Categoria