Macarena: Túmulos, Mentiras e saques. A maior fossa comum da América Latina, com 2000 mortos, na Colômbia

Colômbia tem sido subjugada pelo Terrorismo de Estado: a situação exige uma intervenção urgente e intensa solidariedade internacional

Reportagem do diretor colombiano Jorge Enrique Botero mostrando a violação sistemática dos direitos humanos cometidos contra os camponeses do Baixo Ariari nas planícies do leste da Colômbia.

Reportagem sobre o túmulo comum, conhecido como a fossa de Macarena, com 2000 mortos, resultado de desaparecimentos forçados perpetrados pelas Forças Ômega do exército e os paramilitares. As forças Ômega são uma “estrela” do Plano Colômbia, e atuam com o conselho de assessores dos EUA.

Enquanto os agricultores e os moradores do local afirmam milhares de desaparecidos e tentam recuperar os restos mortais de seus entes queridos, e que se faça justiça contra os assassinos, o governo, nas palavras do ministério da Defesa, continua a negar a existência deste drama.

Já houve diversas audiências públicas em Macarena, audiências a que assistiram parentes e testemunhas de violações, torturas e assassinatos pelos militares colombianos, o último em julho de 2010, com a participação de eurodeputados, da senadora Gloria Inés Ramírez, da senadora Piedad Córdoba, e organizações de direitos humanos. Na platéia estavam milhares de camponeses, que superarando medos, entraram diretamente para denunciar as forças de segurança públicas.

Como testemunha um agricultor, cuja mulher foi estuprada, assassinada e desaparecidos pelos militares do exército colombiano:

“… as tropas do grupo móvel 53 não me permitiram a entrada na minha própria casa quando eu retornei de tarde (…) e me disse que viriam dentro de 3 dias para buscar a minha esposa (…) no dia seguinte eu voltei com alguns vizinhos e encontrei a casa parcialmente destruída por impacto de balas (…) encontramos uma grande poça de sangue ao pé do fogão … a minha mulher foi estuprada, abusada sexualmente .

Ou uma mãe cujas duas filhas foram desaparecidas atrvés da ferramenta paramilitar:

“Eu vi quando a tiraram de um carro verde, amarrada (…) e a colocaram em uma motocicleta (…) Eu vi quando ela fez assim com as mãos (sinais) (…) até hoje não apareceu … 7 anos … eu digo que o seu corpo está na fossa, com os mais jovens … mas eu não podia (…) “

A reportagem de Botero para a Telesur, é um trabalho de jornalismo investigativo que revela a existência de um cemitério clandestino no sopé da base militar da cidade de La Macarena, onde estão enterrados milhares de jovens camponeses e camponesas apresentados como guerrilheiros. Estima-se que o maior túmulo em massa nas Américas.

Fonte: www.kaosenlared.net/noticia/video-macarena-tumbas-mentiras-saqueo-mayor-fosa-comun-latinoamerica-2