Ivan Márquez: Pela primeira vez em um acordo de paz, as vítimas serão ouvidas

imagemResumen Latinoamericano /AVN/ 15 de dezembro de 2015 – O representante da delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), Iván Márquez, aplaudiu a assinatura do acordo de reconhecimento das vítimas do conflito armado pois, pela primeira vez, estas pessoas serão ouvidas.

Após a assinatura do documento, em Havana, Cuba, Márquez explicou que agora as vítimas e suas organizações desempenharão um papel crucial neste acordo de paz obtido entre o Governo e as FARC-EP, pois poderão corrigir as assimetrias que os órgãos do Estado mostraram na hora de perseguir os crimes cometidos ao longo do conflito, favorecendo a impunidade de agentes do Estado.

“Pela primeira vez em um acordo de paz, as organizações de vítimas poderão apresentar informes com acusações ante a jurisdição criada, os quais deverão ser atendidos pela mesma e as vítimas deverão ser ouvidas antes da imposição de sanções que reconheçam suas responsabilidades”, comentou Márquez em referência a um dos pontos do acordo, que estabelece a criação de uma jurisdição especial para a paz e que terá competência sobre todos os que tenham participado do conflito.

Em transmissões da Telesur, Márquez ressaltou que este é o primeiro acordo de paz obtido na Colômbia que não se encerrou com uma anistia geral para todos os que intervieram no conflito, mas que através da criação de uma jurisdição especial para a paz poderão ser conhecidas todas as violações de direitos e todos os responsáveis por estas.

“Aqueles que, até agora, historicamente eram amparados pela impunidade para cometer graves crimes contra os colombianos, deverão comparecer ante o país e assumir suas responsabilidades”, acrescentou.

O representante da delegação das FARC-EP disse que a verdade deve marcar o único caminho para construir uma Colômbia melhor.

“O acordo alcançado citou o direito à verdade no vértice superior do sistema projetado e estabelece ferramentas eficazes para estabelecer a verdade sobre o ocorrido durante o conflito. Sem verdade não existe reconciliação possível. A verdade deve marcar o único caminho para reconstruir a sociedade colombiana após anos de enfrentamento”, acrescentou.

Para Márquez, a origem do conflito armado, que se mantém nessa nação neogranadina há mais de 50 anos, é anterior à data de criação das FARC.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/12/15/ivan-marquez-por-primera-vez-en-un-acuerdo-de-paz-las-victimas-seran-oidas/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria