Organizações da esquerda colombiana se reúnem com as FARC e planejam convocar um acordo social e político pela paz

imagemComunicado

Havana, Cuba, 29 de janeiro de 2016.

Os abaixo-assinados, dirigentes dos setores democráticos e da esquerda, integrantes da Frente Amplia pela Paz, nos reunimos em Havana com a delegação das FARC-EP. Durante a conversação, discutiu-se a possibilidade de convocar um acordo social e político pela paz e pela constituinte, entre outros mecanismos de referendo e defesa da paz que se avizinha.

Assim, instamos ao Governo Nacional e às FARC-EP a formarem o mais rápido possível a comissão para a criação do estatuto da oposição, além de integrarem a missão encarregada da reforma eleitoral prevista no ponto dois (2) dos acordos de Havana.

A possibilidade de acabar com a guerra na Colômbia hoje é uma realidade. O compromisso e a responsabilidade de construir um novo país em paz são de todas e todos os colombianos. É um movimento histórico ao qual convidamos, sem mais demoras, toda a sociedade colombiana. Chegou a hora da paz, da unidade, da reconciliação e de construir um país ao alcance dos sonhos das próximas gerações.

Iván Cepeda-Senador, Ángela M. Robledo-Representante da Câmara, Alirio
Uribe-Representante da Câmara, Hollman Morris-Concejal, Jaime
Caicedo-PCC, Andrés Gil-Marcha Patriótica, Gabriel Becerra-UP, Jorge
Rojas-Colombia Vital y Javier Calderón-Marcha Patriótica.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/02/01/organizaciones-de-la-izquierda-colombiana-se-reunen-con-las-farc-y-plantean-convocar-a-un-acuerdo-social-y-politico-por-la-paz/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria