As FARC-EP se pronunciam pela injustificada polêmica pela presença de porta-vozes da insurgência na localidade de El Conejo, na Guajira colombiana

imagemComunicado

A presença de membros da Delegação de Paz das FARC-EP na aldeia de Conejo, no departamento da Guajira, desatou uma injustificada polêmica levantada pelos mais notórios porta-vozes da direita belicista.

Indignam-se os arautos da permanência da guerra, porque nossos porta-vozes chegam de Havana com uma mensagem de paz e reconciliação a um dos departamentos mais castigados pelo esquecimento e pela corrupção das elites governantes.

Após o banal argumento do proselitismo armado, pretende-se impor o isolamento de nossa delegação e a proibição de interagir com os diferentes setores da sociedade interessados em conhecer os desenvolvimentos do processo. Não se pode argumentar inexistentes compromissos nos protocolos acordados pelas partes para a transferência dos delegados das FARC-EP à Colômbia, com a finalidade de socializar os avanços do processo com os guerrilheiros e as massas que historicamente nos acompanham, para desconhecer o direito à livre informação que assiste a todos os cidadãos.

No momento atual, em que a possibilidade de assinar um acordo definitivo de paz se torna mais factível, antes de ceder espaço aos inimigos da paz e da reconciliação, exige dos principais protagonistas do processo, a firme decisão de superar de maneira concertada qualquer obstáculo que possa se apresentar no caminho da solução política. Nessa direção, convidamos o Governo Nacional a trabalhar para superar este impasse.

Ante a investida belicista, o que se impõe é a mais ampla mobilização do povo colombiano em defesa de seu direito à paz com justiça social, democracia e soberania.

19 de fevereiro de 2016.

Secretariado do Estado Maior Central.

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

FARC-EP

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/02/19/farc-ep-se-pronuncia-por-la-injustificada-polemica-por-presencia-de-voceros-de-la-insurgencia-en-la-localidad-de-el-conejo-en-la-guajira-colombiana/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria