As Garantias de Segurança devem ser implementadas já!
O secretariado das FARC-EP repudia o assassinato de Cecilia Coicué, dirigente social do município de Corinto – Cauca, militante da Marcha Patriótica e proprietária do terreno onde se planejou a instalação do Ponto Transitório de Normalização da vereda La Cominera, dentro do processo de normalização acordado na Mesa de Negociações de Havana.
Seu assassinato, ocorrido em 6 de setembro passado, no momento em que Cecilia encontrava-se em sua casa, constitui um péssimo sinal de confiança no desenvolvimento da construção de paz nos territórios. Estes fatos ocorrem enquanto avançamos para a colocação em marcha de todos os dispositivos do cessar-fogo bilateral e de normalização dos territórios.
Este não é um fato isolado, mas que se soma a uma longa serie de assassinatos e ameaças contra dirigentes sociais do sudoeste colombiano que configuram uma grave crise humanitária, o que deve preocupar o governo nacional, o povo colombiano e a comunidade internacional.
Não será possível tornar realidade a paz estável e duradoura caso persista o assassinato seletivo de homens e mulheres líderes cívicos e populares.
Estes fatos demonstram que é urgente a implantação imediata nos territórios das medidas acordadas no ponto Garantias de Segurança do Acordo Final.
De Havana fazemos chegar à família de Cecilia Coicué, a seus companheiros e companheiras e a toda comunidade de La Cominera, nossas condolências de compatriotas. Esperamos o imediato esclarecimento de seu assassinato e ações concretas que nos permitam dizer que situações como esta não ocorrerão mais.
Secretariado Nacional do Estado Maior das FARC–EP.
Fonte: http://www.pazfarc-ep.org/comunicadosestadomayorfarc/item/3546-comunicado-las-garantias-de-seguridad-deben-implementarse-ya.html