Impedida entrada da ex-senadora Piedad Córdoba no Chile
Resumen Latinoamericano/ 5 de outubro de 2016 – As autoridades imigratórias a qualificaram como “perigo à segurança nacional” por conta de uma reunião agendada com indígenas mapuches.
O senador e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Chile, Alejandro Navarro, denunciou supostos maus-tratos contra Piedad Córdoba, durante sua chegada ao aeroporto de Santiago.
A ex-congressista foi convidada pela Fundación José Martí para realizar uma visita e realizar diversas atividades, entre elas uma reunião com indígenas mapuches que buscam recuperar territórios neste país.
Navarro exigiu explicações ao Governo de Michelle Bachelet e pediu que explique desde quando são um perigo para a segurança nacional os estrangeiros que se reúnem com esta comunidade étnica.
“É um absurdo, é uma vergonha para o Chile o que ocorreu com Piedad Córdoba e espero não só que haja uma excelente explicação, mas que haja uma desculpa”, assegurou o dirigente político às mídias locais.
Após este incidente, Piedad Córdoba suspendeu sua visita ao Chile e retornou à Colômbia no primeiro voo da Avianca pela manhã.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/10/05/impiden-el-ingreso-de-la-exsenadora-piedad-cordoba-a-chile/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)