1º de Maio: as manifestações da classe trabalhadora pelo mundo

imagemPor todo o mundo trabalhadores e trabalhadoras, do campo e da cidade, manifestam-se em seu dia. Há comemorações pelos direitos conquistados mas há também uma clara disposição de luta e reivindicação de uma nova sociedade, que supere o capitalismo e construa o socialismo.

Já em outros países, como Cuba, a data é marcada para demonstrar a força do povo que venceu o imperialismo estadunidense e o capitalismo e não se ajoelha perante as dificuldades. O povo também sempre mostra solidariedade com seus irmãos e irmãs da América Latina e do mundo na luta contra o neoliberalismo, imperialismo e pela transformação radical da sociedade.

Na Venezuela, o dia é de resistência contra as investidades fascistas da direita pró-americana. O povo venezuelano, como ocorre toda a semana, sai às ruas para defender o governo e a Revolução Bolivariana, que mais uma vez está sendo atacada pela violência reacionária da oposição, dos órgãos imperialistas e da mídia internacional.

O KKE encabeça a marcha em Atenas e diversas cidades da Grécia, sendo a vanguarda da luta revolucionária no país europeu, cujo povo foi traído pelo governo do Syriza-ANEL, um verdadeiro governo da Troika e do grande capital.

A Rússia festeja o centenário da Revolução Socialista de Outubro, que indicou o caminho da transformação social a todos os povos oprimidos do mundo. Assim, este 1º de maio de 2017 é especial para aquele povo, que recorda com nostalgia a vida sob o sistema socialista que impôs ao imperialismo um adversário a altura e lutou em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em meio a uma onda de protestos com violente repressão policial, os franceses e francesas realizam o 1º de maio em Paris como mais um ato de repúdio aos ataques do governo de Hollande, bem como à dupla Macron-Le Pen, adversários na corrida presidencial, que deverão implementar ainda mais medidas para manter e aprofundar o sistema de opressão do capital.

A classe operária de México, Paraguai, Equador, Índia, Itália também se mobilizou neste dia internacional do proletariado.

As imagens abaixo são da Agência Efe.

CUBA

ESPANHA

PORTUGAL

GRÉCIA

FRANÇA

RÚSSIA

TURQUIA

CHILE

PARAGUAI

SRI LANKA

REPÚBLICA DOMINICANA

BRASIL

ALEMANHA

EUA

 

Foto: L Eduardo Domínguez. Cubadebate

https://gz.diarioliberdade.org/

Categoria