Colômbia: a paz em xeque

imagemUm documento sobre o aumento da força militar

Resumen Latinoamericano

Contagio Radio

“La Paz en jaque” [A Paz em xeque] é o mais recente informe sobre a situação dos direitos humanos e da violência sindical na Colômbia real – em que pese a assinatura dos Acordos de Paz em Havana – no interior do país “onde se continua usando a violência institucional para o sustento do atual sistema econômico”. Exemplo disso seria o aumento do corpo da força militar ao qual se destinou 14 bilhões de pesos, enquanto o assédio contra líderes sociais, sindicalistas e defensores de direitos humanos continua avançando.

A MILITARIZAÇÃO EM TEMPOS DE PAZ

Uma das situações que se denuncia no informe tem relação com o aumento da Força Pública no país e das arbitrariedades que continuam sendo cometidas. Uma delas é relativa à permanência de bases estadunidenses em território colombiano, apesar da Corte Suprema de Justiça tê-la considerado ilegal. As bases estão situadas em Larandia, Tres Esquinas, Puerto Leguizamón, Leticia e Florencia.

Do mesmo modo, se expôs a militarização de diferentes regiões do país – como o Catatumbo –, onde fazem presença o Batalhão de Infantaria N° 15 General Francisco de Paula Santander, a Brigada Móvel N° 23, o Batalhão Energético e Rodoviário N° 10, que fazem parte da Brigada 30 e da Força de Tarefa Vulcano.

De acordo com as comunidades e o informe, este aumento do corpo de Força corresponde com o favorecimento do avanço de projetos econômicos. Também expressa que a população civil foi vítima de diferentes formas de violência, como execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, hostilizações permanentes, deslocamentos forçados, padronização e estigma para as comunidades.

O MOVIMENTO SOCIAL NA MIRA DA FORÇA PÚBLICA

Outro dos temas tratados no informe é a perseguição, criminalização e acosso ao movimento social, por parte da Força Pública nas diferentes mobilizações, greves ou protestos que transcorreram no ano passado.

O informe denunciou o tratamento militar dado ao protesto social, o uso de armas não convencionais que são usadas de forma indiscriminada contra a população, como é o caso dos gases lacrimogêneos, a tortura contra pessoas detidas e a inteligência militar.

Um dos casos que se reportou foi a detenção ilegal do defensor de direitos humanos Rommel Durán e a comunicadora María Montiel durante as manifestações em Ayacucho, César, no mês de abril. Foram golpeados por integrantes do ESMAD.

O AVANÇO PARAMILITAR

O documento manifestou que a principal fonte de financiamento dos grupos paramilitares é o narcotráfico, a pecuária extensiva, o contrabando de gasolina e da palma conhecida como corozo. Assim, o texto estabeleceu diferentes tipos de intimidações contra a comunidade ou os defensores de direitos humanos, líderes e sindicalistas, entre os quais se encontram os panfletos, as perseguições, as ameaças e as ações contra a vida das pessoas.

Igualmente, foi possível identificar que os grupos paramilitares se apresentam sob diferentes nomes no país. No caso do Norte de Santander, se denominam como Clan del Golfo, Villacareros, Escorpiones, Águilas Negras e Los Rastrojos ou Urabeños.

Além disso, comunidades como as do Catatumbo e Tibú denunciaram o aumento de incursões paramilitares em seus territórios com anúncios para recuperar o controle nestes lugares.

A PROTEÇÃO DO AMBIENTE: UM RISCO PARA O MODELO ATUAL

No informe também se fala dos múltiplos projetos mineradores energéticos que estão sendo levados a cabo no país, especificamente nos departamentos de Santander e Norte de Santander, e dos obstáculos colocados por parte das instituições para frear a defesa do ambiente.

Tal é o caso da suspensão das consultas populares de El Peñón e Carmen del Chucurí, onde, por falta de recursos, não se pode levar a cabo esta eleição. Da mesma forma, o informe denuncia as agressões e hostilidades à líder ambientalista Nini Johanna Cárdenas, em Carmen de Chucurí. O último incidente contra sua vida ocorreu em 10 de dezembro de 2017, quando foi perseguida por um homem na praça deste município.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2018/01/10/colombia-la-paz-en-jaque-un-documento-sobre-el-aumento-del-pie-de-fuerza/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)